Covid-19: Fiscalização faz inspeção na assistência em Tremembé
No dia 14/8, o Estratégia Saúde da Família (ESF) Benvira, na cidade de Tremembé, no Vale do Paraíba, recebeu a fiscalização do Coren-SP. A fiscal Vanda Cruz, que trabalha na subseção de São José dos Campos, chegou de surpresa à unidade.
Vanda inspecionou todo o serviço oferecido pelo ESF, bem como o plano de contingência à Covid-19. Depois disso, a fiscal analisou o fluxo assistencial adotado durante a pandemia e conversou com profissionais de enfermagem levantando informações sobre a disponibilidade e a correta utilização dos EPIs obrigatórios.
Após as fiscalizações do Coren-SP, é elaborado um relatório de fiscalização que contém todas as orientações e notificações ao serviço de enfermagem fiscalizado. Caso sejam constatadas irregularidades, é dado um prazo de 30, 60 ou 90 dias à instituição de saúde, dependendo da gravidade da ocorrência, para que regularize a situação.
Foco nos procedimentos durante a pandemia
Desde o primeiro momento da pandemia, a fiscalização do Coren-SP está trabalhando focada nos planos de contingência e nos fluxos assistenciais à Covid-19, bem como na disponibilidade e correta utilização dos EPIs pelas equipes de enfermagem.
Caso sejam constatadas irregularidades e condições que coloquem em risco a segurança da assistência e também dos trabalhadores, o Coren-SP procede com a notificação e, quando necessário, formaliza denúncia no Ministério Público do Trabalho.
Além das inspeções, o Coren-SP realiza doações de máscaras PFF2 para instituições públicas e filantrópicas. Os 22.800 equipamentos de proteção foram enviados a São Paulo pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).
Atendimento aos profissionais de enfermagem
Os fiscais do Coren-SP estão realizando as inspeções nas instituições de saúde, com o foco voltado para a situação de pandemia. Entre os dias 24/3 e 18/8, foram realizados mais de 22 mil atendimentos.
Além do chat, que é uma ferramenta complementar às ações presenciais, a fiscalização do Coren-SP tem atuado em outras frentes por meio das ferramentas digitais. Todos os serviços são conduzidos por fiscais prontos a responder questionamentos sobre questões técnicas.
Confira as ações em números:
22.623 atendimentos pelo chat.
1.763 inspeções.
2.112 atendimentos da Ouvidoria.
3.553 atendimentos pelo Fale Conosco.