Fiscalização do Coren-SP realiza inspeções em Mogi Guaçu, Ilhabela e Serra Negra

Desde o primeiro momento da pandemia, a fiscalização do Coren-SP está trabalhando focada nos planos de contingência e nos fluxos assistenciais à Covid-19, bem como na disponibilidade e correta utilização dos EPIs pelas equipes de enfermagem.

Caso sejam constatadas irregularidades e condições que coloquem em risco a segurança da assistência e também dos trabalhadores, o Coren-SP procede com a notificação e, quando necessário, formaliza denúncia no Ministério Público do Trabalho.

Além das inspeções, o Coren-SP realiza doações de máscaras PFF2 para instituições públicas e filantrópicas. Os 22.800 equipamentos de proteção foram enviados a São Paulo pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Recentemente, a Santa Casa de Mogi Guaçu recebeu a doação de um lote de máscaras PFF2, das mãos da fiscal Silvéria Braz, da subseção de Santos, após a unidade ter passado por uma fiscalização, no dia 31/7.

Silvéria (à esquerda) faz doação de máscaras PFF2 à Santa Casa de Mogi Guaçu

Já na segunda-feira, dia 10/8, a Santa Casa de Ilhabela passou por uma inspeção, feita pela fiscal Vanda Cruz, que trabalha na subseção de São José dos Campos. Vanda chegou de surpresa na unidade, como ocorre em toda a fiscalização do Coren-SP, seguindo as diretrizes preconizadas pelo Cofen. Ela passou por todos os setores da Santa Casa, avaliando o fluxo assistencial ao paciente de Covid-19, da triagem à alta. A fiscal, que foi recebida pela enfermeira Responsável Técnica Crisciane de Oliveira Caetano, também conversou com profissionais da equipe de enfermagem do hospital, verificando a disponibilidade dos EPIs adequados e se há a correta utilização.

Santa Casa de Ilhabela

Após a fiscalização, a RT Crisciane falou sobre alguns aspectos da inspeção que recebeu na Santa Casa de Ilhabela: “a fiscalização nos orientou em relação ao dimensionamento adequado dos profissionais de saúde que estão à frente desse atendimento, bem como as boas práticas adotadas pelas outras instituições”, disse.

Especificamente sobre a atuação do Coren-SP durante a pandemia, Crisciane destacou a segurança assistencial que o apoio do Coren-SP oferece: “vejo o conselho como um órgão orientador e em tempos de pandemia acho que vem nortear no sentido de dar mais segurança aos colaboradores e à instituição. Temos uma preocupação muito grande com a equipe de enfermagem no sentido de fornecer os EPIs necessários para proteção, proporcionar um ambiente de trabalho que possa dar conforto e tranquilidade para que possam desenvolver as atividades com segurança diante do desconhecido vírus”, afirmou.

Santa Casa de Serra Negra

Também na segunda-feira, dia 10/8, a fiscal Silvéria representou o Coren-SP em outra doação de máscaras PFF2, desta vez à Santa Casa de Serra Negra.

Atendimento aos profissionais de enfermagem

Os fiscais do Coren-SP estão realizando as inspeções nas instituições de saúde, com o foco voltado para a situação de pandemia. Entre os dias 24/3 e 4/8, foram realizados mais de 22 mil atendimentos.

Além do chat, que é uma ferramenta complementar às ações presenciais, a fiscalização do Coren-SP tem atuado em outras frentes por meio das ferramentas digitais. Todos os serviços são conduzidos por fiscais prontos a responder questionamentos sobre questões técnicas.

Confira as ações em números:

22.017 atendimentos pelo chat.

1.523 inspeções.

2.096 atendimentos da Ouvidoria.

3.156 atendimentos do Fale Conosco.