Fiscalização do Coren-SP faz inspeção com foco em EPIs no Hospital Pimentas Bonsucesso, em Guarulhos

A Gerência de Fiscalização do Coren-SP segue com suas inspeções com foco na verificação da disponibilidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais de enfermagem, seguindo a determinação do Cofen em sua Portaria 251/2020. A medida tem o objetivo de promover a segurança do exercício profissional da enfermagem no âmbito da pandemia de Covid-19. 

Inspeção da fiscalização do Coren-SP na Prefeitura de Guarulhos

Na última terça-feira (31/03), o gerente executivo de Fiscalização, Vagner Urias, e o chefe técnico da subseção de Guarulhos, Osvaldo D’Andrea, fizeram uma reunião com a Secretaria de Saúde de Guarulhos para averiguar denúncia formalizada nos canais oficiais do Coren-SP, de que a enfermagem do Hospital Pimentas Bonsucesso estaria sendo impedida de utilizar os EPIs.

Reunião no Hospital Pimentas Bonsucesso, em Guarulhos

Na ocasião, os representantes da Prefeitura – enfermeira Bruna Benedetti de Castro, o secretário José Mário, a diretora assistencial farmacêutica Gizele Bertolotte Nunes e o diretor de suprimentos, Arnaldo Dollus – informaram que um comunicado falso circulou entre os profissionais, o qual determinava que o uso de EPIs só seria permitido mediante autorização da segurança do trabalho e do infectologista. Na ocasião eles asseguraram que não se tratava de um material oficial e apresentara o comunicado verdadeiro, que transmitia aos profissionais a conduta institucional adotada, conforme cópia a seguir.

 

Os representantes do Coren-SP também foram conferir de perto a situação no Hospital Pimentas Bonsucesso, onde dialogaram com a Responsável Técnica Rosana Vieira e a Gerente de Práticas Assistenciais Ana Lucia Campos Fabre Hashimoto.

Como posso ajudar?