Fiscalização do Coren-SP atualiza procedimentos operacionais padrão conforme novo manual do Cofen

Em outubro de 2019 o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) publicou o novo Manual de Fiscalização do sistema Cofen/Conselhos Regionais (Resolução Cofen nº 617/2019), atualizando alguns procedimentos fiscalizatórios em nível nacional.

A principal novidade que a nova resolução traz em relação ao Manual de Fiscalização anterior é a otimização do processo de trabalho dos fiscais, o que permitirá abranger uma quantidade maior de instituições onde há a atuação de profissionais de enfermagem.

Os fiscais do Coren-SP reuniram-se para uma construção conjunta dos novos POPs do setor

Outra mudança trazida pelo novo manual é a diminuição de prazos visando a celeridade das ações e buscando resposta e resolutividade mais rápidas nos processos de fiscalização.

Para se alinhar às mudanças trazidas pela nova Resolução, a gerência de fiscalização do Coren-SP fez um trabalho de renovação de todos os seus Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) e normas internas.

Grupo de fiscais da sede

“Como primeiro passo, atualizamos 15 POPs que consideramos de prioridade máxima para nos adequarmos à Resolução Cofen nº 617/2019. Depois disso abrimos consulta pública para que todos os nossos fiscais, tanto da sede quanto das subseções, pudessem opinar e participar da construção dos novos procedimentos operacionais padrão. Demos a oportunidade para que todos os fiscais se capacitassem e se apropriassem desse trabalho”, contou a gerente de fiscalização do Coren-SP, Lanny Hino.

Grupo de fiscais da sede

Ao todo, foram atualizados 21 POPs, nove normas e 17 impressos utilizados pela gerência de fiscalização do Coren-SP.

Fiscais da subseção de São José dos Campos

“Conseguimos realizar um trabalho bastante amplo em um prazo curto e com a participação de todos”, comemorou Lanny.

Fiscais da subseção de São José do Rio Preto

Subseção de Santos