Fiscalização auxilia instituição de saúde de Guarulhos na melhoria constante da assistência de enfermagem
A fiscalização do Coren-SP tem grande participação em mudanças positivas na qualidade do serviço de enfermagem prestado em instituições de saúde , melhorando ainda mais a assistência aos pacientes e as condições de trabalho dos enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem.
Um caso como esse ocorreu recentemente nas Casas André Luiz de Guarulhos, uma unidade de internação de longa permanência de pacientes com déficit intelectual que atualmente atende 519 pacientes, sendo que cerca de 300 deles são considerados de alta dependência.
Na última quarta-feira (6), a fiscal Tatiane Berteli, da subseção de Guarulhos do Coren-SP, fez uma fiscalização de retorno nas Casas André Luiz e destacou as mudanças positivas e adequações que foram realizadas com agilidade após a inspeção inicial na instituição.
“Foi gratificante ver que eles melhoraram muitas coisas que a gente pontuou na fiscalização inicial. Na primeira inspeção, não havia técnicos de enfermagem, apenas auxiliares, e hoje eles contam com 124 técnicos. Nos setores onde há pacientes com mais dispositivos, como gastrostomia e traqueostomia, eles dispõem de um técnico e mais auxiliares em cada quarto”, colocou a fiscal Tatiane.
O enfermeiro Responsável Técnico pelas Casas André Luiz de Guarulhos, Vagner Moreira Santos, explica o impacto do aumento do quadro de técnicos na assistência prestada: “O aumento do quadro de técnicos na instituição proporcionou a melhoria não só da qualidade no atendimento dos pacientes no dia a dia, mas também proporcionou a possibilidade de evolução profissional para todos os profissionais envolvidos, sendo de extrema importância a valorização tanto do paciente, quanto do colaborador uma vez que eles tiveram a oportunidade da promoção internamente, refletindo diretamente no atendimento e dedicação aos pacientes da Casas André Luiz – Unidade de Longa Permanência. Deixo aqui expressadas a gratidão e parceria da Diretoria da instituição, em especial a Dra. Roberta (Diretora Técnica/Clínica)”.
Vagner destaca outros aspectos do que enxerga como parceria entre a fiscalização do Coren-SP e a instituição: “A fiscalização nos permite não somente uma visão externa e imparcial, como também o suporte e incentivo para se fazerem cumprir as ações de melhorias necessárias. Um exemplo disso é a parceria estabilidade para sanar dúvidas e assim resolver conflitos internamente como dimensionamento, atualização de documentos etc. Mas o melhor é sempre galgarmos a evolução dos profissionais e assim melhorar a assistência prestada, ainda mais com o perfil dos pacientes que são 100% dependentes dos nossos cuidados. O treinamento de dimensionamento realizado pelo Coren-SP é de extrema importância, pois nos permite uma visão diferenciada, assim como auxilia a entender a metodologia necessária para desenvolver o cálculo correto”, concluiu.
O trabalho da fiscal Tatiane Berteli nas Casas André Luiz, em parceria com Vagner, é mais um exemplo de como a fiscalização do Coren-SP pode contribuir com o aperfeiçoamento e o avanço da assistência prestada nas unidades fiscalizadas.
Saiba mais: