Filme “Saúde tem Cura” aborda potências e fragilidades do Sistema Único de Saúde

Obra estreia dia 8 de junho, gratuitamente no YouTube

No próximo dia 8 de junho estreia o filme “Saúde tem Cura”, dirigido pelo cineasta das utopias Silvio Tendler, em parceria com o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), sobre o Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS).

Em nota, a produtora explica a temática do filme. “O Saúde tem Cura aborda a potência e as fragilidades do Sistema Único de Saúde, o único sistema de saúde do mundo que atende a mais de 190 milhões de pessoas gratuitamente”.

O filme mostra como era o Brasil antes do SUS, fala da luta para a sua criação, traça um panorama da atualidade e pensa o futuro da saúde pública no Brasil. Conta com depoimentos de profissionais que participaram da sua criação, de médicos como Drauzio Varella, Paulo Niemeyer e Margareth Dalcolmo, de profissionais que atuam no dia a dia do sistema, de representantes da sociedade civil e de usuários.

A peça irá ao ar no canal do YouTube da produtora cinematográfica Caliban. É público, gratuito e universal.

Confira o trailer do filme.

O SUS – Presente nos mais de cinco mil municípios, nas metrópoles e nas vilas mais remotas. Do atendimento básico ao complexo. Urgências e emergências, produção de vacinas e medicamentos, pesquisas, hospitais universitários, ações educativas, vigilância sanitária e epidemiológica. Ele é o único sistema do mundo que atende a mais de 190 milhões de pessoas gratuitamente. E 80% dos brasileiros dependem exclusivamente do SUS para qualquer atendimento de saúde. O SUS tem o maior programa público de transplantes de órgãos do mundo, já que o sistema financia 95% dos procedimentos do país.

Fonte: Ascom – Cofen, com informações da Caliban Cinema e Conteúdo