Federação Nacional dos Enfermeiros defende o piso salarial da enfermagem junto ao STF

A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) entrou com requerimento junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para ser habilitada como “Amicus Curiae” na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) proposta à corte suprema pela Confederação Nacional de Saúde, hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde).

O requerimento de “Amicus Curiae” formalizado pela FNE, se aceito pelo STF, permitirá que a federação que defende os profissionais de enfermagem possa ser ouvida no processo de análise e julgamento da ADI. Com isso, a FNE pode argumentar em defesa dos profissionais de enfermagem e da constitucionalidade da Lei Federal nº 14.434/2022.

“Há diversos Pisos Salariais de categorias profissionais já definidas em Lei, que não foram alvo de ataques de entidades patronais perante a Corte Suprema, sendo, incabível, a Enfermagem, que neste período pandêmico, após meses e anos de discussão legislativa, sofrer alegações mendazes e exageradas, considerando toda discussão, deixando de citar os elevados números lucrativos que foram obtidos por diversas Instituições de Saúde, sendo público e notório os elevados preços praticados nas Redes Hospitalares, não havendo a devida contraprestação salarial dos Profissionais de Enfermagem, devendo a Lei ser cumprida em sua totalidade”, coloca a FNE em sua argumentação.

Ainda não há um posicionamento definitivo do STF em relação à Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta pela CNSaúde nem em relação ao requerimento de “Amicus Curiae” proposto pela FNE, em defesa da lei do piso salarial para a enfermagem.

Veja aqui o requerimento enviado pela FNE ao Supremo Tribunal Federal.

Saiba mais: