Faculdade Anhanguera aborda saúde da mulher em evento em Jacareí
A Faculdade Anhanguera realizou, no campus de Jacareí, a I Mostra Cientifica em Saúde da Mulher. O evento, ocorrido nos dias 28 e 31 de outubro, tinha como objetivo suprir a defasagem de enfermeiros pesquisadores.
Dentro da gama de questões que se inserem na relação entre mulheres e enfermagem, temas como interrupção de gestações, enfermagem e população indígena, conduta da equipe em casos de luto perinatal, depressão puerperal e atribuições do enfermeiro em casos de acretismo placentário foram abordados durante as exposições.
O professor responsável pelo evento, William Alves dos Santos, diz que a falta de enfermeiros pesquisadores foi um fator decisivo para dar início ao evento. Segundo o professor, que é especialista em Saúde da mulher e mestre em Patologia Ambiental e Experimental, a mostra procurou introduzir o graduando a trabalhos científicos. “Fizemos essa mostra com o intuito de trazer o aluno de enfermagem para a carreira acadêmica e científica. Sabemos que hoje há uma defasagem em enfermeiros pesquisadores, e quis valorizar os trabalhos deles com essa exposição como comemoração ao outubro rosa.”
Durante o evento, as obras estiveram indicadas ao Prêmio Lucila Coca Leventha, honraria a qual tem como objetivo reconhecer os trabalhos exitosos apresentados durante a mostra. Na oportunidade, o trabalho “Atribuições da equipe de enfermagem em casos de corioamnionite”, realizado pela aluna Daphny Castelo Branco Matos, foi considerado pelo corpo avaliador o trabalho melhor desenvolvido e apresentado.
Dapnhy se mostra muito orgulhosa de sua trajetória com a enfermagem. A estudante de enfermagem do 7° semestre lembra que o interesse sobre a área surgiu ainda durante criança. Quando perguntada sobre o que gostaria de ser quando crescer, Daphy respondia que “queria tirar bebês da barriga”
Junto ao desenvolvimento da doença apresentada durante sua gravidez, Daphny conta que a necessidade e interesse para criação de um procedimento operacional padrão (POP) também foram elementos considerados no momento de escolha do assunto. “Esse trabalho é uma proposta de protocolo de saúde da mulher com as atribuições da equipe de enfermagem em casos de pacientes com a corioamnionite. No início, notamos que muitas pessoas não tinham o real conhecimento do que a doença era, bem como sua gravidade. Durante o desenvolvimento percebemos também que não havia nenhum protocolo ou orientações a serem seguidos quanto ao atendimento e cuidados necessários às gestantes com a doença.”, afirma Daphny durante sua apresentação no Congresso Brasileiro de Pesquisa e Educação em Saúde (CONPEDS).
Os trabalhos apresentados estão submetidos também à revista argentina ‘Salud, Ciencia y Tecnología’ e ao Congresso Brasileiro de Pesquisa e Educação em Saúde, em Fortaleza-CE.
Saiba mais: