Ex-presidente do Coren-SP, James dos Santos representará São Paulo no plenário do Cofen

O enfermeiro e ex-presidente do Coren-SP James Francisco dos Santos foi eleito conselheiro federal para a gestão 2024 – 2026 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) durante as eleições realizadas na última terça-feira (20), em Brasília. O plenário da nova gestão foi definido em votação realizada entre os Delegados dos Conselhos Regionais de Enfermagem.

James compôs o plenário da gestão 2018-2020 e presidiu o Coren-SP entre os anos de 2021-2023

As eleições foram iniciadas às 9 horas da manhã conforme aponta a legislação eleitoral do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, sendo realizada sob a supervisão dos representantes das chapas e de fiscais eleitorais.

A publicação dos resultados da eleição, que proclamou a vitória da Chapa 1 – Unir e Avançar, foi publicada pelo Cofen no Diário Oficial da União

Confira aqui

Liderança e avanço: trajetória de James na enfermagem paulista

O enfermeiro natural de Osasco-SP é bacharel em Enfermagem pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), pós-graduado em Urgência e Emergência pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e titulado em Terapia Intensiva Adulto pela Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva (ABENTI).

Na assistência, James atuou na Irmandade Santa Casa de São Paulo, nos setores de Pronto Socorro Adulto e Terapia Intensiva, entre os anos 2000 e 2010. O ex-presidente do Coren-SP também fez parte do quadro de funcionário do Hospital Ipiranga (2010-2023), atuando na Clínica Médica, de Ortopedia e Traumatologia , Educação Continuada e Pronto Socorro.

Como professor, lecionou nos cursos de graduação em enfermagem na Universidade Nove de Julho (Uninove), faculdade de Guarulhos (FIG) e Faculdades de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).

As gestões como representante do Coren-SP (Conselheiro entre 2018-2020 e Presidente entre 2021-2023) são recordadas pelo êxito nos avanços da categoria e aprovação da Lei 14-434, responsável pela institucionalização do Piso Salarial da Enfermagem. Sua atuação durante o processo de aprovação do, até então, PL 2564/2020 foi reconhecida pelo Congresso Nacional como fundamental para o progresso da iniciativa.

O legado de James no Coren-SP é caracterizado pelas inúmeras conquistas, avanços nas iniciativas de acesso à educação e acolhimento ao profissional de enfermagem.

Saiba mais: