Evento no Coren-SP discute impacto na segurança do paciente causado pelos conflitos entre profissionais de saúde

Um evento promovido pelo Grupo de Trabalho (GT) de Segurança do Paciente do Coren-SP, realizado na manhã desta quarta-feira (29/5) na sede da autarquia, teve como eixo principal de discussões o impacto negativo que os conflitos entre profissionais de saúde trazem ao paciente.

Daniele Misawa

A palestrante do encontro foi a enfermeira Daniela Sayuri Misawa, membro do GT, cuja fala se intitulou “Hostilidade x Profissionalismo e a segurança do paciente”.

Maria Harada

Um dos assuntos abordados por ela foi a falta de maturidade de alguns profissionais, o que acaba causando conflitos que geram prejuízos a pacientes. “Há relatos de profissionais médicos que se jogam no chão durante cirurgias, enquanto o paciente está aberto, porque se irritaram com algo”, disse. Ela tentou identificar os principais motivos que levam a conflitos entre membros da equipe multidisciplinar e qual é o papel da enfermagem na prevenção e resolução desses conflitos.

Liliane Bauer Feldman

O público pôde fazer perguntas e questionamentos, participando ativamente do debate.

Vagner Urias

Além de Daniela, as enfermeiras Maria de Jesus Harada, Liliane Bauer Feldman e Vera Lucia de Souza Alves, membros do GT de Segurança do Paciente, também participaram do evento, assim como Vagner Urias, gerente executivo da fiscalização do Coren-SP.

Como posso ajudar?