Evento na sede do Coren-SP discute estatísticas do Programa Nacional de Segurança do Paciente

O auditório da sede do Coren-SP foi palco na manhã desta quarta-feira (20/3) do evento “Estatísticas do Programa Nacional de Segurança do Paciente – Dados Atuais da ANVISA”, promovido pelo Grupo de Trabalho (GT) de Segurança do Paciente.

Maria de Jesus Harada falou sobre aspectos do Programa Nacional de Segurança do Paciente

Com palestra da coordenadora do GT, a enfermeira e professora Maria de Jesus Castro Sousa Harada, o evento trouxe informações sobre as ações para garantir a segurança do paciente em escala nacional. Também participaram do evento outras integrantes do GT, como Liliane Bauer Feldman, Daniela Sayuri Misawa, Adriana da Silva Pereira, Vera Lucia de Souza Alves e Renata Lourenzen de Oliveira.

Membros do GT de Segurança do Paciente do Coren-SP durante o evento na sede do Coren-SP

A palestrante deu bastante destaque em sua fala ao Programa Nacional de Segurança do Paciente (Portaria nº 529 do Ministério da Saúde) e aos Núcleos de Segurança do Paciente, que deveriam existir em todo hospital, o que na prática ainda não ocorre. “Temos mais de 6 mil instituições hospitalares no Brasil e apenas 3 mil Núcleos de Segurança do Paciente”, lamentou Harada, que explicou que há em nosso país uma diferença muito grande entre o desenvolvimento de uma política pública e sua incorporação ao dia a dia.

Participantes do encontro debateram questões relacionadas ao Programa Nacional de Segurança do Paciente

Outro ponto de destaque da fala de Harada foi a questão da correta interpretação e utilização prática de indicadores de segurança do paciente. Ela explicou que muitas vezes há a coleta desses indicadores assistenciais em uma unidade de saúde, mas esses dados são pouco aproveitados para melhorar a segurança do paciente na prática. “Não adianta apenas termos os indicadores dos nossos serviços de saúde. Temos que trabalhar esses dados. Temos que olhar os números e entender porque eles acontecem”, sugeriu.

Após a palestra de Harada, houve um momento de debates com o público, que fez perguntas e colocações sobre o tema.

 

Como posso ajudar?