Evento do CAPE no Interior terá simulação de parto por transmissão

No dia 17 de fevereiro, São José do Rio Preto receberá o primeiro evento do programa CAPE no interior. Iniciativa do COREN-SP, o programa tem por objetivo o aperfeiçoamento gratuito para o profissional, por meio de palestras, treinamentos utilizando a metodologia da simulação, com equipamentos, materiais e peças anatômicas próprias ou de parceiros.

O evento de São José do Rio Preto levará aos profissionais o seminário “Parto normal: desafios e perspectivas na assistência e a utilização da simulação”.

O seminário será realizado no auditório da Famerp, mas não será restrito aos profissionais presentes no local. Um sistema de transmissão por streaming (transmissão simultânea) cedido pela Fundap, permitirá que qualquer profissional com acesso à internet possa acompanhar o evento, em tempo real (o link para acesso estará disponível na home page do COREN-SP, no dia do evento). Também serão instalados sistemas de recepção do sinal em todos os municípios onde o COREN-SP conta com subseção.

A participação na Famerp e nos locais de transmissão do evento será possível por meio de inscrição, no endereço /cape-interior

Evento terá simulação de parto

O Brasil tem cerca de 3 milhões de nascimentos por ano e as informações clínicas sobre estes procedimentos tão cotidianos nas instituições de saúde não são precisas. As taxas de morbidade e mortalidade maternos e neonatais no Estado de São Paulo ainda mantém-se acima dos níveis considerados ideais pelos organismos e associações internacionais de proteção à saúde da mulher e da criança.

Paralelo a isto, vê-se também uma grande falha na formação do profissional de enfermagem, que nem sempre pode contemplar durante este processo todas as necessidades inerentes à profissão e ao mercado de trabalho.

A proposta do evento é contribuir para o debate e a reflexão sobre tais questões. “Pretendemos demonstrar, através da simulação realística, o ensino da assistência ao parto natural, e os conceitos e recomendações que permeiam a humanização do nascimento”, esclarece Andréa Porto da Cruz, especialista em enfermagem em obstetrícia e conselheira do COREN-SP.

A realização do evento conta com o apoio da Famerp, da Fundap, da ABENFO-SP, da Interativa e da Anatomic

Programação do Seminário

Data: 17/02/2010
Horário: 9h às 18h
Local: Famerp – São José do Rio Preto
Público Alvo: Responsáveis Técnicos e Enfermeiros que atuam em maternidade, Centro de Parto Normal e Centro Obstétrico. Associados ABENFO, estudantes de graduação em Enfermagem e de pós graduação na área de Saúde da Mulher.

8h – Recepção
9h – Abertura
9h30 – 10h – Panorama da Saúde materna e perinatal no estado de São Paulo – Profª Ms. Karina Fernandes – ABENFO-SP
10h – 10h30 – Projeto Nascer no Brasil: Inquérito nacional sobre parto e nascimento – Profª Dra. Camilla Schneck – FSP-USP.
10h30 – 11h – Intervalo
11h – 12h – Processo Ético e desafios para a assistência com qualidade na área de Saúde da Mulher – Dr. Cláudio Alves Porto – presidente do COREN-SP.
12h – 13h30 – Almoço Livre
13h30 – 17h30 – Parto natural – conceitos, assistência e a simulação realística como ferramenta de auxílio no processo ensino-aprendizagem – Profª Ms. Andréa Porto da Cruz – Conselheira do COREN-SP.
17h30 – 18h – Perguntas e Encerramento

Locais de transmissão do seminário “Parto normal: desafios e perspectivas na assistência e a utilização da simulação prático-realística”

São Paulo
CAPE – Auditórios Verde e Vermelho

São José dos Campos
SENAC – Auditório
Rua Saigiro Nakamura, 400 – Vila Industrial

Campinas
UNIP – Campus Swift
Av. Comendador Enzo Ferrari, 280 – Swift

Marilia
Auditório da Subseção
Av. Rio Branco, 262 – Alto Cafezal

Presidente Prudente
Auditório da Subseção
Av. Washington Luiz, 300 – Centro

Araçatuba
Auditório da Subseção
Rua José Bonifácio, 245 – Centro

Ribeirão Preto
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – Auditório I
Av. Bandeirantes, 3900 – Monte Alegre

Santos
UNIP – Auditório
Av. Rangel Pestana, 147 – Monte Serrat