Estão abertas as inscrições para o 26º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem

Maior evento de Saúde da América Latina vai acontecer em Recife, entre os dias 16 e 19 de setembro

A 26ª edição do maior evento de Enfermagem da America Latina está com inscrições abertas. No mesmo formato dos anos anteriores, o Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) terá transmissão ao vivo através do CofenPlay e acontecerá entre os dias 16 a 19 de setembro de 2024 no Centro de Convenções de Pernambuco, situado na divisa entre as cidades irmãs de Recife e Olinda.

Pesquisadores, profissionais e estudantes de Enfermagem de todo país estão convidados a submeter trabalhos e participar do evento que também contará com cursos, encontros, palestras, lançamento de livros, premiações de trabalhos, sessões científicas e simulações realísticas, dentre outros na área de Enfermagem.

A coordenadora da Comissão Científica, Aurilene Cartaxo, destaca que a participação no congresso e submissão de trabalhos, que podem ser apresentadas nas modalidades comunicação coordenada e E-pôster, é gratuita. “No CBCENF, proporcionamos um espaço para a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes, por esse motivo sempre destacamos a importância do evento será acessível a todos, tanto presencialmente quanto online” explica.

Este ano, os congressistas terão a oportunidade de explorar o protagonismo da Enfermagem e os desafios enfrentados pela categoria na saúde mundial. Dividido em três eixos temáticos, o evento será realizado em formato mais diversificado para discutir as perspectivas do trabalho transdisciplinar, interprofissional e multiprofissional, e promover reflexões sobre ética profissional, políticas de saúde, tecnologias e gestão do cuidado.

“No mundo contemporâneo, proporcionar a discussão dessas temáticas é uma maneira de valorizar a pesquisa e incentivar pesquisadores e profissionais a continuarem construindo e aprimorando o conhecimento na área da Enfermagem” pontua Cartaxo.

As inscrições continuarão abertas até o dia 28/6 e o resultado final das avaliações será divulgado no dia 31/7.  O regimento interno do congresso já está disponível e as regras para as apresentações dos trabalhos e para a participação em concursos de premiação serão divulgadas em breve.

Premiação – As inscrições de trabalhos científicos que concorrerão a prêmios estarão abertas entre os dias 25/6 e 02/8. Para cada eixo temático, haverá premiações no valor de R$7.500,00, a serem divididas igualitariamente entre os autores.

Serão premiados os melhores trabalhos em três eixos temáticos: Assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem; Ética, política e o poder econômico do cuidado; e Inovação, tecnologia e empreendedorismo nos processos de trabalho da Enfermagem.  As regras para participação nos concursos e apresentação dos trabalhos serão divulgadas em breve.

Pernambuco –  Segundo maior polo de saúde do país, Recife será o anfitrião do CBCENF após duas décadas e irá conectar a Enfermagem não apenas do Brasil, mas do mundo. Com uma ampla rede hoteleira e uma extensa malha aérea, a cidade oferece conexões para todas as capitais brasileiras, além de voos diretos para destinos internacionais como Montevidéu, Orlando, Fort Lauderdale, Lisboa, Cidade do Panamá e Buenos Aires.

Em termos de quantitativo profissional, Pernambuco também se apresenta como uma força nacional. É o sexto maior estado do país em número de enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes registrados, totalizando mais de 146 mil inscrições.

Fonte: Ascom/Cofen