Estados recebem incentivo para reforma de UBS

O Governo Federal anunciou o investimento de R$ 120 milhões para a reforma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o Brasil. São Paulo e Bahia são os estados da federação com o maior número de valores destinados respectivamente, R$ 18,9 e R$ 12,8 milhões. As reformas incluirão obras estruturais, por exemplo, a adequação do espaço físico, cobertura das unidades, reformulação dos pisos e limpeza.

A medida faz parte do Programa Brasil Sem Miséria, lançado pela presidenta Dilma Rousseff no inicio deste ano. Os recursos, de acordo com o ministro da Saúde Alexandre Padilha, reforçam a reestruturação do Sistema único de Saúde, o SUS. Dentro do plano de gerenciamento do SUS, as Unidades Básicas são espaços para a realização de consultas médicas, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

Em entrevista à imprensa, Alexandre Padilha defendeu que os investimentos levarão qualidade e humanização no atendimento aos usuários do SUS. “Com a Atenção Básica funcionando bem, até 80% dos problemas de saúde da população podem ser resolvidos. Isso sem precisar ir ao hospital, o que desafoga o atendimento das emergências e garante um acompanhamento continuado”, declarou ele.

A indicação das unidades que serão reformadas será feita pelos gestores estaduais. Para pleitear a habilitação ao incentivo financeiro de que, o Estado deverá, inicialmente, acessar o sítio eletrônico do Ministério da Saúde. O prazo para envio é 31 de outubro. Os recursos para as reformas das UBS serão definidos conforme o tamanho das unidades. Os recursos serão repassados em duas parcelas, sendo que a primeira corresponderá a 20% do total da obra. O restante do valor (equivalente a 80%) será repassado somente após comprovado o início dos serviços.

Como posso ajudar?