Esclarecimento: Coren-SP não tem poder de intervenção na cobrança de taxas dos sindicatos

Em virtude das inúmeras ligações e mensagens recebidas pelo Coren-SP em relação à cobrança da taxa sindical por sindicatos da categoria, esclarecemos que o Conselho e o Sindicato são instituições distintas e independentes. Portanto, o Coren-SP não tem poder de intervenção em ações ou cobrança dos sindicatos.

Esclarecemos ainda as diferentes atribuições dos dois órgãos.  O Conselho é uma autarquia federal responsável pela regulamentação da profissão e fiscalização, devendo todo o profissional estar inscrito para o exercício legal da profissão.  Já ao sindicato, compete averiguar as questões trabalhistas que tornam a rotina dos profissionais insalubre, como baixos salários, carga horária excessiva, entre outras.

Como posso ajudar?