Enfermeiros inovam na educação permanente com a utilização de jogos eletrônicos

As atividades de treinamento e educação continuada promovidas pelas instituições de saúde geralmente utilizam o tradicional formato de palestra em um anfiteatro para parte da equipe. Com os avanços tecnológicos, novas possibilidades surgiram, com mais modernidade proporcionada por novas tecnologias de comunicação e recursos multimídia, por exemplo.

O Serviço de Educação Permanente e Pesquisa, conduzido pela Diretoria de Enfermagem do Hospital São Paulo, na capital, tem feito um trabalho de transformação dessa realidade na instituição. Há cerca de dois anos, os profissionais do setor começaram a utilizar um sistema de “quiz” eletrônico, no formato de jogo, para transmitir informações e conhecimento para a equipe de enfermagem do hospital, tornando a prática educativa bem mais lúdica e interessante.

Enfermeiro Caio e membros da equipe de educação permanente do Hospital São Paulo

O enfermeiro Caio Sussumu de Macedo Motoyama, Gerente Executivo do Serviço de Educação Permanente do Hospital São Paulo, explica melhor: “A ideia surgiu da proposta de fazer uma renovação dos processos de treinamentos institucionais que utilizávamos. Os treinamentos em anfiteatro não atingiam uma grande quantidade de colaboradores, então resolvemos trabalhar in loco nos setores. Isso trouxe a ideia de utilizarmos plataformas gratuitas para apresentações interativas em formato de jogo de perguntas e resposta (quiz)”, conta.

Exemplo de página de quiz sobre cateter venoso

Ele explica que os funcionários-alvo da iniciativa são os técnicos, auxiliares de enfermagem e enfermeiros. “Utilizamos ‘quizes’ de perguntas e jogos relacionados a testes de conhecimento. Os responsáveis por colocar em prática esse projeto são as enfermeiras da educação permanente e pesquisa”, afirma Caio.

Antes de começar a utilizar o quiz eletrônico, a equipe de educação já promovia treinamentos em forma de jogos de formato físico, com a utilização de encartes impressos e elementos para trazer representatividade visual ao que era falado. Agora, com a utilização dos jogos eletrônicos, Caio acredita que a equipe encontrou a forma ideal de engajar toda a enfermagem e, de quebra, se aproximar dos trabalhadores da assistência: “A utilização de slides é algo que está um pouco ultrapassada, nossa proposta é estarmos um pouco mais próximos dos nossos profissionais”, finaliza.