Enfermeiro escreve reflexão sobre completar 40 anos em meio à pandemia

Prestes a completar 40 anos de idade, o enfermeiro Edson Soares de Almeida escreveu uma reflexão sobre seus 22 anos de atuação na enfermagem, em especial, no atual cenário que a categoria e população vêm enfrentando no combate à pandemia da covid-19.

Enfermeiro Edson Soares de Almeida

Em seu texto, intitulado de “40 anos, no deserto”, o enfermeiro compartilha o sentimento de como é fazer aniversário,  que para muitos é uma data festiva, em meio à luta contra o novo coronavírus. “Completo 40 anos, uma idade que considero importante e, como o momento não é de festa ou comemoração, resolvi fazer uma reflexão sobre como nossas vidas podem mudar em questão de minutos, a fragilidade da humanidade e a importância do profissional de saúde como força motora em uma luta invisível”, conta.

Edson destaca a importância da atuação dos profissionais da área de saúde, pois, segundo ele, mesmo em meio à desvalorização e o não reconhecimento por grande parte da sociedade, somente esses profissionais podem atuar na linha de frente no enfrentamento dessa doença.

“Saímos de casa para trabalhar, temos que lidar com o déficit mundial de escassez de EPIs, excesso de informações, déficit de escala pelo excesso de afastamentos dos nossos colegas, entre outros. E por fim, voltamos aos nossos lares com medo de levarmos o vírus para casa. Não podemos nos relacionar com proximidade. Precisamos ficar autoisolados para proteger quem amamos”, diz.

O enfermeiro, que vem de uma família com vários profissionais de enfermagem, inclusive sua mãe, ressalta que os profissionais de enfermagem são, acima de tudo, seres humanos, que se qualificaram e se especializaram para fazer o melhor em prol da vida do próximo.

“Assim como qualquer outra profissão, nós também temos a nossa missão. Decidimos enfrentar a morte de frente com ou sem medo, usando todo nosso conhecimento para preservar a vida”, finaliza.

Leia o texto do enfermeiro na íntegra aqui.

 

 

Como posso ajudar?