Enfermeiro cria modelo de gestão premiado

O enfermeiro Gustavo Goulart, formado há um ano no curso de enfermagem do campus Tatuapé, desenvolveu uma pesquisa, no fim de 2017, sobre a importância da auditoria retrospectiva na redução dos custos hospitalares. A iniciativa  resultou em um modelo de gestão premiado como Excelência em Saúde.

O trabalho de conclusão de curso, que teve a orientação da professora, Adriana Cecel Guedes,  abordou uma pesquisa experimental de antes e depois, com a finalidade de reduzir as tendências de glosas técnicas, que são as recusas no pagamento das cobranças por parte do convênio, referente aos gastos hospitalares dos pacientes. “Esse projeto já estava sendo realizado na instituição que eu trabalho, então, para reduzir as glosas técnicas e administrativas, nós, da instituição, juntamente com a operadora de saúde, fizemos uma auditoria em que eles puderam avaliar os prontuários dos pacientes e eliminar os questionamentos relacionados aos gastos com medicamentos e materiais utilizados com eles”, diz Gustavo.

O enfermeiro diz que, após implantação do projeto na instituição, houve uma considerável redução do percentual de glosas técnicas de 23% para 5%  e que o papel das auditorias foi fundamental para essa conquista, já que as pendências eram observadas apenas pelo demonstrativo de pagamento, ou seja, não era feito um contato direto com os convênios, o que influenciava na divergência das informações.

Gustavo ainda ressalta sobre a importância da visibilidade do enfermeiro e a realização de auditorias. “Mostrar a importância do enfermeiro no contexto hospitalar em parceria com as auditorias é essencial, pois elas permitem outra visão financeira, como, por exemplo, a forma com que os gastos de um paciente são avaliados, além de mostrar eficácia na sua atuação”.

 

Como posso ajudar?