Enfermeira tem trabalho de doutorado selecionado entre as 39 melhores experiências no Brasil pelo Cofen e pela Opas

Intitulado como “Formação e capacitação profissional para a consulta de enfermagem e prática baseada em evidências: uma integração ensino-serviço”, o doutorado da enfermeira Patrícia Maria da Silva Crivelaro foi selecionado como uma das 39 melhores experiências do Brasil pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

“Poder influenciar essa integração entre alunos e profissionais de enfermagem é alavancar o processo de aprendizagem”, diz a enfermeira

A construção do projeto trata-se de uma integração de ensino-serviço entre o Centro Universitário Católico Salesiano Auxílium de Lins (UniSALESIANO-Lins), e as Secretarias Municipais de Saúde dos sete municípios da microrregião (Lins, Promissão, Guaiçara, Getulina, Cafelândia, Pongai e Uru), pertencentes da Divisão Regional de Saúde VI de Bauru-SP (DRS-VI), tendo como foco a interação entre docentes, discentes e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde (APS) no processo de formação e capacitação do profissional para a realização das consultas de enfermagem e da prática baseada em evidências .

“Os encontros acontecem desde 2018 e são programados e apoiados pelos gestores dos municípios e pela coordenação de enfermagem do UniSALESIANO. Mais de 50 profissionais e alunos interagem durante as atividades, buscando a ampliação de conhecimento acerca de ações para melhorias  na prática de enfermagem na APS”, conta Patrícia.

Em novembro de 2019, a enfermeira participou do “Laboratório de Inovações em Enfermagem”, uma iniciativa do Cofen e da Opas, que busca elencar experiências que apontem estratégias para melhoria das práticas no Sistema Único de Saúde (SUS). O trabalho de Patrícia foi submetido no eixo temático “Valorização da Enfermagem”.

“É uma grande honra ter o trabalho selecionado como uma das 39 melhores experiências do Brasil e agora poder representar a enfermagem da APS na Microrregião Lins. Tudo isso representa o reconhecimento, o avanço e a valorização de toda dedicação desempenhada pelos participantes, os quais são cheios de garra, força de vontade e, sobretudo, cheios de amor pela nossa enfermagem”, avalia.

Para Patrícia, gratidão é a palavra que define o seu papel enquanto docente. “Poder influenciar essa integração entre alunos e profissionais de enfermagem é alavancar o processo de aprendizagem mediante vivências tão reais e cheias de estratégias de enfrentamento”, finaliza.

Como posso ajudar?