Ícone da enfermagem, Paulina Kurcgant fala em entrevista sobre seus 55 anos de profissão

Expoente da profissão e referência quando o assunto é gerenciamento em enfermagem, Paulina é professora doutora emérita da Universidade de São Paulo (USP) e autora de livros como “Gerenciamento em Enfermagem” e “Administração em Enfermagem” e coautora de “Qualidade na prática gerencial de enfermagem: duas faces da mesma moeda”. Em entrevista , ela aborda aspectos da teoria e da prática da profissão.

Enfermeira Paulina Kurcgant

Coren-SP: Quais os maiores desafios da enfermagem?

Paulina Kurcgant: Os desafios são os mesmos tanto na formação dos profissionais nos cursos de graduação em enfermagem, de técnicos e de auxiliares de enfermagem quanto nas propostas de capacitação e/ou de desenvolvimento dos que já atuam. A formação das competências profissionais são trabalhadas objetivando, prioritariamente, o domínio da dimensão técnica. Deixando clara a importância dessa capacitação, chama a atenção que a valorização desse fazer profissional depende, principalmente, do significado que os trabalhadores atribuem ao que fazem. Este significado somente se dará pelo fazer profissional consciente de que, sem enfermagem, não acontece a assistência à saúde. Assim, um desafio vivido pelos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem é o desenvolvimento de competências socioeducativas e ético-políticas que, acopladas às competências técnico-científicas, permitem uma leitura contextualizada da realidade vivida no trabalho, permitindo a visualização dos fatores que dificultam e/ou impedem a concretização das propostas assistenciais que são planejadas assertivamente pela enfermagem

CSP: Quais os maiores avanços da categoria desde a regulamentação profissional?

PK: Um avanço importante devido à regulamentação profissional diz respeito às mudanças na atuação dos profissionais de enfermagem e sua repercussão na sociedade brasileira. Isto vem ocorrendo uma vez que, com a regulamentação, ficou explicitado o âmbito de atuação dos diferentes profissionais de enfermagem e seus respectivos direitos, deveres, obrigações e proibições compatíveis com um desempenho de qualidade. Para a sociedade, fica assegurada uma assistência livre de riscos e prejuízos à saúde compatíveis com o bem-estar social.

CSP: Qual a importância da enfermagem no acesso universal à saúde?

PK: A enfermagem é o maior contingente de profissionais de saúde do mundo atual. É o grupo profissional que permanece em tempo integral junto ao paciente ou no atendimento ao usuário e família. São os profissionais que assistem, detectam mudanças, necessidades e demandas das pessoas por eles assistidos e solicitam o atendimento e/ou encaminhamento para a assistência de outros profissionais, de acordo com as necessidades por ela evidenciadas. Sem enfermagem, a assistência à saúde não acontece!

CSP: Qual seria um recado para a enfermagem do futuro?

PK: Mantenha-se atualizada no conhecimento técnico científico. Trate com dignidade e respeito os demais profissionais de saúde. Desempenhe com conhecimento técnico-científico e humano o papel de interlocutor entre o paciente-usuáriofamília e a sociedade. Realize pesquisas na sua área de atuação, avançando no conhecimento que fundamenta o seu trabalho, qualificando o seu desempenho e exigindo das instituições competentes as condições materiais, físicas, instrumentais e sociais compatíveis com a importância da enfermagem na sociedade.