Enfermeira é cotada para ser futura ministra da saúde do Brasil

Neste momento, em que começam a surgir os nomes dos futuros ministros do Brasil para a próxima gestão do governo federal, que se inicia no próximo 1º de janeiro, a enfermeira e prefeita do município gaúcho de Cristal, Fabia Richter (PSB), tem sido lembrada por alguns setores da sociedade e cotada como uma boa indicação para o cargo de Ministra da Saúde do Brasil.

“Sei que a responsabilidade é grande, mas fico feliz por ser lembrada como um nome que possa assumi-la”, conta Fabia, que é formada em enfermagem e obstetrícia pela Fundação Universidade do Rio Grande (FURG).

Atualmente em seu segundo mandato como prefeita de Cristal (RS), ela explica que o enfermeiro é um profissional perfeitamente qualificado para atuar na gestão pública, inclusive no cargo de ministro de estado. “O enfermeiro é treinado pela academia para organizar, planejar e liderar. Ser gestor de saúde em qualquer instância governamental sempre será um desafio, mas possível de ser executado. O enfermeiro é extremamente capaz de ser sim Ministro da Saúde”.

Experiente na gestão pública, além de prefeita, Fabia foi secretária municipal de saúde por mais de 10 anos. “O histórico da minha formação caminha profundamente no contexto da gestão pública, além de ter sido secretária de saúde e ser prefeita, participei de todos os colegiados de pactuação do SUS. Conheço os desafios, gargalos e dramas que todo gestor de saúde enfrenta neste país, em qualquer nível de atenção. Essa é a realidade do meu cotidiano”, diz.

A gestão do Sistema Único de Saúde é um dos grandes desafios do Ministério da Saúde. Fabia explica que durante toda a sua trajetória profissional buscou protagonizar a melhoria do sistema. “Ele é gigante em teoria, necessitando se agigantar na sua prática. O SUS precisa ser modernizado, qualificado e apresentar, de fato, resultados nas vidas das pessoas”, conclui.

Como posso ajudar?