Enfermeira desenvolve plataforma para preenchimento de prontuário

Com o objetivo de auxiliar a jornada da enfermagem à transformação digital, a enfermeira Victória Serrano desenvolveu a Telenurse, plataforma direcionada exclusivamente às anotações de enfermagem para auxiliar os profissionais de enfermagem nos processos de anotação na assistência do paciente.

Victória conta que a intenção da criação da plataforma nasceu a partir do seu ingresso na matéria de inserção para mestrado, Inovação e Empreendedorismo em Saúde, disciplina desenvolvida a partir da parceria entre a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), FATEC e Sebrae de São José do Rio Preto. A enfermeira expõe que a necessidade de um meio que a auxiliasse durante seus atendimentos tornou-se um fator determinante para a continuidade do processo. “Senti a necessidade de um sistema que facilitasse minha organização com meus atendimentos de Enfermagem que realizo há mais de um ano”.

“Penso em ajudar os profissionais que empreendem e os futuros que virão, acredito que facilitarei o serviço dos mesmos.” – Victória Serrano

Ainda, Victória informa que devido ao crescimento do empreendedorismo na enfermagem, os profissionais devem estar constantemente atualizados sobre as normas e responsabilidade que os cercam. Além disso, a enfermeira ressalta a importância do preenchimento correto e minucioso do prontuário. “O Empreendedorismo está crescendo na enfermagem, e esses profissionais precisam compreender a amplitude de uma consulta, a importância de registrar a anamnese, os diagnósticos, as atividades realizadas durante o atendimento e outros”.

A diminuição de material físico pode ser considerada como um dos principais fatores que destacam a importância da implementação de novas tecnologias direcionadas às anotações de enfermagem. Segundo informações disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, o preenchimento digital do prontuário pode produzir diversos benefícios para os profissionais, a gestão e cidadão, como: planejamento de ações da equipe, acompanhamento dos processos de trabalho das equipes locais e segurança sobre perdas motivadas pela degradação física.

Com a introdução progressiva da tecnologia no cotidiano da população mundial, a área da saúde, como em outras frentes da sociedade, tem tido a possibilidade de produzir novas ferramentas de auxílio para o aprimoramento do exercício profissional. Por isso, nota-se a importância de enfermeiras e enfermeiros estarem atentos às novas tendências do seu campo de atuação, como a plataforma de preenchimento de prontuário digital, e sobre as vertentes possíveis para aplicação do seu conhecimento. Sendo assim, Victória acredita que a introdução de práticas que auxiliem o exercício da profissão pode ser considerada como benéficas à categoria. “Vejo que criar soluções dentro da saúde como uma necessidade vital. Acredito no potencial de melhoria de tudo que envolva o cuidado, se algo funciona bem, com certeza pode funcionar melhor. Como enfermeira, enxergo inúmeras possibilidades de melhora dentro e fora das instituições de saúde. O enfermeiro que está focado em evoluir, em ajudar e em melhorar de forma contínua, seja na vida pessoal ou no ambiente de trabalho, consegue enxergar necessidades sem muito esforço”, comenta.

Saiba mais: