Enfermagem tem papel decisivo na certificação pelo programa “Closer to Zero”, no hospital viValle

Closer to Zero é um programa que consiste na certificação em práticas clínicas seguras na prevenção de lesão por pressão e tem como objetivo minimizar sua ocorrência à incidência muito próxima de zero. O projeto foi idealizado pela multinacional inglesa Smith+Nephew (S+N) e desenvolvido em parceria com o Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes).

Segundo relatório da Anvisa, de 2017, lesão por pressão é o terceiro tipo de evento mais frequentemente notificado pelos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) dos serviços de saúde do país.

Soraya Galvão, enfermeira de educação permanente; Elaine Costa, gerente da Smith+Nephew; Vivian Giudice, diretora do Grupo Ibes; Vanderlei Pupin, gerente de enfermagem do hospital e Gisele Chicone Pascon, enfermeira do Grupo Ibes 

O Hospital viValle recebeu o certificado no último dia 9/6, data em que se comemora o Dia Mundial da Acreditação. Na cerimônia estavam presentes a diretora de negócios do Ibes, a gerência de marketing da Smith+Nephew, a equipe integrante da comissão de cuidados com a pele e a equipe de gestão de enfermagem do hospital. O processo, desde a entrada no programa até a certificação, durou em torno de 18 meses. “Iniciou em 2019, com o sentimento constante de inovação e busca pela excelência na assistência em saúde. Recebemos em 2020, antes da pandemia, uma visita na qual foram identificadas algumas oportunidades de melhoria no processo assistencial, de acordo com os padrões das melhores práticas na prevenção e tratamento de lesões por pressão. A partir de então, começamos a trabalhar intensamente nos 92 padrões do manual, que são requisitos que deveriam ser atendidos por todos os setores assistenciais do nosso hospital”, explicou a enfermeira e supervisora de educação permanente, Soraya Pais de Oliveira Galvão.

A enfermagem desempenhou um papel fundamental, pois está ao lado do paciente 24 horas por dia. Além de ser o maior contingente assistencial dentro das unidades do hospital. “É uma honra para toda enfermagem brasileira, em especial a enfermagem paulista do Vale do Paraíba, ser a primeira instituição a receber o título desta magnitude na América Latina. A certificação sela a qualidade da assistência prestada em nosso hospital”, disse Vanderlei Pupin, gerente de enfermagem no Hospital viValle, desde 2010.

O trabalho foi multidisciplinar, envolvendo a enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem), médicos, farmacêuticos e nutricionistas.