Enfermagem do Tide Setubal se mobiliza e cria soluções para a luta contra a Covid-19

Com a crise mundial de saúde pública decorrente da pandemia do Coronavírus (Covid-19), as equipes de enfermagem têm se esforçado para prestar a melhor assistência possível à população, independentemente dos recursos à disposição. Têm tido destaque na rede pública de saúde  grandes exemplos de dedicação da enfermagem. No Hospital Municipal Tide Setubal, unidade localizada na zona leste da capital, os próprios profissionais se uniram para montar uma ala de contenção dedicada ao tratamento de pacientes com Covid-19.

Unidade contenção montada pelos profissionais do Tide Setubal: 8 leitos de UTI foram colocados à disposição da população

Rodrigo César dos Santos, enfermeiro responsável técnico (RT) e gerente de enfermagem da unidade, conta como surgiu a ideia: “A ideia surgiu do primeiro caso suspeito que tivemos na unidade do ‘Hora Certa’, que fica aqui ao lado do Tide Setubal. Fomos acionados e eu e o Dr. Carlos, que é nosso diretor técnico, fomos até o Hora Certa. Aí tivemos a ideia de montar uma ala de contenção, onde prestaríamos atendimento prioritário para todos os casos suspeitos de Covid-19. Isso foi feito há mais de um mês”, afirma.

Uma reunião com toda a equipe multidisciplinar do hospital definiu os detalhes da operação e a sala de contenção foi montada na ala onde funcionada o Pronto Socorro Infantil. O PS Infantil foi temporariamente mudado para o andar da pediatria do Tide. “O empenho do nosso diretor técnico, Dr. Carlos Velucci, foi primordial. Se todos os hospitais tivessem esse empenho das diretorias técnicas, as coisas seriam diferentes”, reiterou Rodrigo.

Na nova área de contenção foram montados oito leitos de UTI. Também foi definido que serão alocados mais profissionais de enfermagem ao Tide Setubal para dar suporte técnico e assistencial nos setores da unidade durante a crise do Coronavírus.

Foram preparados cartazes explicando detalhes do processo de paramentação para aqueles membros da equipe de enfermagem que forem cuidar de pacientes com Covid-19

“Agora fazemos reuniões diárias com a equipe para explicar como a unidade de contenção que montamos será utilizada. Falamos também sobre a Covid-19 e sobre a paramentação e a desparamentação necessárias para a utilização da sala”, explica Rodrigo.

Entrada da nova área de contenção. Espaço foi criado onde antes funcionava o PS infantil, que foi transferido para o andar da pediatria do hospital

O enfermeiro exalta o trabalho da enfermagem do setor público na luta contra o Coronavírus, exemplificando muito bem a postura corajosa que há em muitas instituições públicas:”Hoje, em uma reunião que a gente faz diariamente, nossos profissionais estavam com lágrimas nos olhos para enfrentar esse desconhecido Coronavírus, porém empenhados em encarar e ganhar essa guerra. Acredito que não somos os únicos e que temos milhares de funcionários na prefeitura e no estado lutando com o mesmo empenho”, resume Rodrigo.

O RT Rodrigo (ao centro da foto) com a equipe de enfermagem do Tide Setubal

Como posso ajudar?