Encontro no Coren-SP debate o uso seguro de medicamentos

O Grupo de Trabalho (GT) de Segurança do Paciente do Coren-SP promoveu mais um encontro mensal com profissionais de enfermagem na sede da autarquia. O evento, realizado na tarde desta terça-feira (30/4), buscou discutir o uso seguro de medicamentos – desafio global para a segurança do paciente lançado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2017.

Maria de Jesus Harada fez a abertura do evento, dando as boas vindas aos profissionais de enfermagem presentes

As profissionais Maria de Jesus Harada, Renata Lourenzen de Oliveira e Liliane Bauer Feldman representaram o GT no evento, que contou com uma palestra de Renata Lourenzen. 

No início da palestra, a profissional explicou que “dois em cada dez pacientes sofrem com eventos adversos nos hospitais”. Em seguida, ela citou que o erro com medicações causa uma parte significativa desses eventos adversos: “67% das prescrições de medicamentos apresentam um ou mais erros”, disse.

Renata Lourenzen relatou a experiência dos protocolos para o uso seguro de medicamentos adotados no Hospital Sírio-Libanês

Renata falou também sobre a experiência com as medidas de segurança na administração de medicamentos adotadas no Hospital Sírio-Libanês, onde trabalha. Lá, o preparo dos medicamentos é realizado por um único profissional em uma sala fechada, para que haja o máximo de atenção na hora do preparo, evitando trocas de medicamentos e erros advindos de distrações com conversas.

Além disso, há um Comitê de Terapia Medicamentosa. “Esse comitê não conta apenas com profissionais de enfermagem, ele é multidisciplinar. Há farmacêuticos, médicos e profissionais da Tecnologia da Informação (TI). A participação da TI nos ajuda bastante a prevenir erros por meio de processos informatizados”, contou.

No fim da palestra, o público participou colocando dúvidas e opiniões sobre o tema

No encontro também houve especial atenção à importância da notificação de erros por parte da equipe de enfermagem, o que ajuda na prevenção de erros futuros por meio da elaboração de indicadores confiáveis por parte da administração da unidade de saúde.

No fim da palestra, o público pode fazer perguntas e participar do debate, dando opiniões e esclarecendo dúvidas sobre o tema com as representantes do GT do Coren-SP.

Os encontros sobre segurança do paciente serão realizados mensalmente na sede do Coren-SP até o mês de novembro e com exceção do mês de julho. Em cada encontro haverá uma breve palestra sobre um tema específico relacionado à segurança, seguido de um debate com participação do público. O encontro do mês de maio será divulgado oportunamente no site do Coren-SP. Os eventos são gratuitos e abertos a todos os profissionais de enfermagem interessados.

 

 

Como posso ajudar?