Empossada Comissão de Ética da AACD

O COREN-SP empossou, na manhã desta quarta-feira (21/1), a Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), na capital. Antes da instalação da nova Comissão, cerca de 35 profissionais de Enfermagem presentes no auditório do Hospital Abreu Sodré assistiram a palestra sobre ética profissional e sua relação com o trabalho exercido pelo COREN-SP e pelas CEE.

Representantes do COREN-SP falaram sobre questões éticas e o papel do Conselho a profissionais de Enfermagem da AACD

“A grande importância das Comissões de Ética é que elas são um braço do COREN-SP. Elas andavam meio abandonadas, mas desde 2012 o Conselho faz um trabalho de reativação das CEE, que é uma das formas de participação do profissional de Enfermagem no Conselho”, esclareceu Mauro Antonio Pires Dias da Silva, representante da presidência do COREN-SP.

Mauro Antônio Pires Dias da Silva, representante da presidência COREN-SP, explicou aos profissionais a importância da CEE

O conselheiro Edir Kleber Boas Gonsaga, que também representou a autarquia na cerimônia, citou a legislação que regulamenta a prática profissional e frisou o papel educativo das Comissões de Ética de Enfermagem: “Punir não é atribuição da CEE dentro da instituição. As comissões educam e previnem, para evitar possíveis danos, inclusive para o profissional”, destacou.

O conselheiro Edir Kleber Boas Gonsaga também foi um dos palestrantes

Após a palestra foi realizada a posse. Os profissionais integrantes da CEE foram chamados para receber os cumprimentos dos representantes do COREN-SP.  A presidente da nova Comissão, enfermeira Patrícia Santesso Laurino, resumiu o trabalho que será feito a partir de agora: “Esse grupo agora tem o objetivo de educar e propor melhorias”, disse.

Os membros da Comissão de Ética da AACD ao lado dos representantes do COREN-SP, durante a  cerimônia de posse

Delegadas pelo Conselho Regional de Enfermagem e formadas por profissionais das próprias instituições, as CEE exercem funções educativas, consultivas e fiscalizadoras do exercício profissional e ético da Enfermagem. Mais informações sobre as normas e procedimentos para a formação de uma CEE podem ser obtidas clicando aqui.

Como posso ajudar?