Em visita à Uninove, presidência dialoga sobre ensino de qualidade com o reitor Eduardo Storopoli

A qualidade do ensino em enfermagem foi uma das pautas da visita da presidente do Coren-SP, Renata Pietro, e do vice Cláudio Silveira, em visita à Uninove na última sexta-feira (25/10). Eles foram recebidos por um grupo de docentes e profissionais da universidade e, também, pelo reitor Eduardo Storopoli. Na ocasião, os representantes do Coren-SP foram conduzidos pelas salas de aula e laboratórios de simulação da instituição, tendo a oportunidade de dialogar com profissionais de enfermagem e estudantes sobre aprendizado e aprimoramento. 

Renata Pietro e Cláudio Silveira com o reitor da Uninove, professor Eduardo Storopoli e equipe de docentes e profissionais

Entre a equipe da Uninove que recebeu a presidência estavam as enfermeiras Cláudia Cristina Soares Muniz e Neusa Fukuya, coordenadoras da graduação de enfermagem; Adriana Paula Jordão, coordenadora do curso de enfermagem dos campus Vila Maria e Vila Prudente; Maria Wilsa Cabral Rodrigues, coordenadora do curso de enfermagem na unidade de Santo Amaro; Luciene Mendes, supervisora do ambulatório; Paulo Marvulle, gestor do ambulatório; Luis Gustavo Lanzoni e Alessandra dos Santos, coordenadores técnicos de enfermagem; ; Renato Fábio Espadaro, responsável pelos laboratórios de simulação; e  a diretora dos cursos de saúde, Cinthya Duran. 

Renata dialogou com docentes e alunos da universidade

Durante a visita, os profissionais da universidade explicaram que a atuação da enfermagem tem um valor muito grande na formação de diversos cursos, exercendo grande influência na medicina, por exemplo. “Temos uma visão que prioriza o trabalho integrado e multiprofissional”, disse Cinthya Duran. Dessa forma, os estudantes do curso de enfermagem mantém intercâmbio constante e realizam atividades multiprofissionais. 

Durante a visita, um assunto bastante abordado foi a qualidade da educação e da prática na formação, em detrimento do ensino à distância como ferramenta predominante de ensino. Na ocasião, a presidente Renata Pietro conheceu os laboratórios de simulação, que somam 90 salas nas unidades da Uninove em todo o estado e são gerenciadas por um enfermeiro, o profissional Renato Fábio Espadaro, que demonstrou todos os recursos que são utilizados por alunos e professores. “A enfermagem lida com a vida e é impensável que uma graduação à distância substitua todo esse aparato que experiência que a prática nos proporciona”, diz a presidente. 

Presidente conheceu laboratórios de simulação

O reitor da Uninove, professor Eduardo Storopoli, fez coro à fala de Renata, destacando a importância de uma boa formação profissional. “Fundamos o curso de enfermagem em 1997 com o pensamento de que a universidade deve estar comprometida com o ensino de qualidade e uma boa extensão”, aformou. Ele ainda citou o programa que a instituição desenvolve, de atendimento gratuito em parceria com o SUS, no qual a enfermagem cumpre papel fundamental. 

Como posso ajudar?