Em dois dias, presidência do Coren-SP visita 10 instituições em cinco cidades

Nos dias 4 e 5 de novembro, a presidente do Coren-SP, Renata Pietro, e o vice, Cláudio Silveira, realizaram visitas de aproximação em  instituições de saúde dos municípios de São João da Boa Vista, Espírito Santo do Pinhal, Mogi Guaçu, Mogi Mirim e Jaguariúna. Estreitar os laços com a categoria e o incentivo ao diálogo para aproximar os profissionais do conselho tem sido uma das principais ações da atual gestão do Coren-SP.

“Nossos profissionais precisam estar cientes que podem contar com o total respaldo do Coren-SP para a prática da assistência segura. Estamos promovendo o diálogo para que a categoria tenha a consciência das principais legislações que regem exercício profissional”, diz Renata Pietro.

Em São João da Boa Vista, a presidência do Coren-SP esteve na Santa Casa Carolina Malheiros e na Unimed do município.  Nesta segunda instituição, eles foram recebidos pela gerente de enfermagem, Graciela Oliveira Azeredo Pincinato. “Depois dessa visita, tivemos a certeza de que o Coren-SP está do nosso lado. Foi um prazer recebê-los e poder mostrar um pouco do trabalho da enfermagem no interior”, diz.

Já em Espírito Santo do Pinhal, foi a vez de conhecer o Hospital Francisco Rosas e o Instituto Bezerra de Menezes.  Segundo a enfermeira do Instituto, Elaine Cristina Scanapieco Assi, a ação do Coren-SP demonstra que o conselho não é um órgão punitivo, mas sim,  que se preocupa com os seus profissionais.  “Quando a Renata e o Cláudio vieram nos visitar, a concepção de todos os profissionais mudou”, relata Elaine.

O primeiro dia de visitas foi encerrado no Hospital Municipal Dr. Tabajara Ramos, em Mogi Guaçu.  Para a coordenadora de enfermagem e responsável técnica, Mislene Goulart dos Santos Silva, em anos de atuação, ela nunca presenciou um contato tão próximo da autarquia. “Essa aproximação nos garante a esperança de mudanças tanto de conduta quanto de apoio do Coren-SP. Nos dá  esperança de que nosso conselho está conhecendo a realidade a qual estamos inseridos. A visita foi maravilhosa, a Renata nos deixou muito a vontade”.

No segundo dia, a presidência da autarquia esteve na Santa Casa e no Hospital São Francisco de Mogi Guaçu. De acordo com a enfermeira do Santa Casa, Andrea Thomann Silva, o contato foi extremamente acolhedor. “Eles foram simpáticos e valorizaram o nosso trabalho,  demonstrando o engajamento na luta pela nossa profissão”.

O gerente de enfermagem do Hospital São Francisco, Cleiton Marques de Jesus, ressaltou a importância da ação em prol do empoderamento da categoria. “Os colaboradores sentiram-se reconhecidos”.

Depois eles seguiram para a Santa Casa de Mogi Mirim, onde foram recepcionados pelo responsável técnico Wesley Alexandre Pereira. O enfermeiro ressalta que a visita proporcionou mais confiança e autonomia. “Um dos benefícios que a visita traz é o ganho da confiança  entre os profissionais junto ao conselho. Ficamos satisfeitos em saber que tem alguém lutando pelos nossos direitos”, conta Wesley.

Ainda no município, eles conheceram as instalações do Hospital 22 de Outubro. “Foi uma surpresa gratificante ter a presidente Renata e poder apresentar o trabalho que realizo desde o início do projeto a construção deste hospital, onde somos valorizadas enquanto equipe”, destaca a gerente de enfermagem, Flávia Helena Morgon.

E, por fim, eles estiveram no Hospital Municipal Walter Ferrari, em Jaguariúna. Para a gerente técnica, Andresa de Sousa Lima Privatti,  receber a presidente na instituição humaniza a relação entre a categoria e conselho, pois quebra barreiras e encurta distâncias. “Estamos acostumados a visitas fiscalizatórias, mas essa foi diferente um clima amistoso de reconhecer a instituição e os colaboradores”, finaliza.

Como posso ajudar?