Em defesa da saúde e da vacinação

O Brasil tem acompanhado a luta do sistema de saúde do Amazonas para salvar vidas em decorrência da pandemia da Covid-19. Toda a sociedade está preocupada e mobilizada para que o estado, que enfrenta altas taxas de contaminação e de internação, possa atender seus pacientes e garantir-lhes o direito de serem cuidados e sobreviverem às complicações da doença.

O Coren-SP reconhece publicamente o árduo trabalho dos profissionais de enfermagem, que lutam bravamente para salvar vidas em condições adversas, e reafirma seu compromisso diário de prezar pela assistência segura e livre de danos para a categoria e para todos que dependem de seus atendimentos.

A enfermagem é uma profissão conhecida pelo seu caráter humanizado, dotado de conhecimento técnico e científico, e justamente por prezar pelo cuidado da saúde da população, também merece ser reconhecida imediatamente pelo poder público, que deve garantir as condições adequadas de trabalho. Em pleno mês do Janeiro Branco, campanha que preza pelo favorecimento da saúde mental, é necessário que toda ação seja tomada tendo a consciência de todo o desgaste emocional que os profissionais de saúde da linha de frente estão enfrentando.

Mais do que nunca, a existência do Sistema Único de Saúde se mostra indispensável. Dentre seus princípios, a universalidade prevê que a saúde é um direito de todos e é um dever do poder público a provisão de serviços e de ações que a garantam. A integralidade demonstra que a atenção à saúde deve levar em consideração as necessidades específicas de cada grupo, enquanto a equidade versa sobre a necessidade de se reduzir as disparidades sociais e regionais existentes em nosso país.

Por isso, o Coren-SP clamam às autoridades competentes que atuem urgentemente para combater todas as situações que colocam em risco a segurança da assistência à população e da enfermagem. Essa manifestação se soma à nota de solidariedade divulgada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) na última sexta-feira, que detalha a importância dos profissionais de enfermagem neste momento.

A vacinação começou a ser realizada no último domingo, em São Paulo, e as informações prestadas pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e pelo Ministério da Saúde é de que ainda nesta segunda-feira devem ser tomadas as medidas para a distribuição das doses.

Além disso, o Coren-SP reforça a conscientização de toda a sociedade quanto à necessidade de respeito à produção científica, ao cumprimento das medidas de prevenção constantemente divulgadas pelos órgãos oficiais (higiene, uso de máscara e distanciamento social) e à adesão à vacinação. Apenas a consciência coletiva poderá ajudar o país a superar uma situação tão extrema.