Em defesa da enfermagem contra o discurso de ódio

Na última quarta-feira (29/4), a enfermagem foi novamente vítima de agressão. Desta vez, exibida ao vivo em rede nacional, pelo apresentador Sikêra Jr, no programa Alerta Nacional, da RedeTV!

Ele afirma ter sido diagnosticado com covid-19 e diz: “Deixa eu acrescentar uma coisa importantíssima. ‘Sikêra, você pegou o Covid-19 porque você não ficou em casa, não foi?’. A enfermeira que estava cuidando da minha esposa aqui, ela tava com Covid. Ela que passou pra nós e todo mundo pegou. E aí, que eu faço agora? Eu vou matar a enfermeira? Vou correr de casa? Vou morar na rua? Vou dormir na televisão? Não tem pra onde correr. Eu peguei dentro de casa”. O vídeo está disponível abaixo (a partir de 6:58):

O Coren-SP repudia a fala, que consiste um uma acusação que agrava o quadro da área da saúde, tão delicado neste momento. Os profissionais de enfermagem são a linha de frente no combate ao coronavírus e não potenciais vetores de transmissão. As formas de transmissão e contágio por Covid-19 são diversas, como é sabido mundialmente. Culpar publicamente uma profissional de enfermagem pela doença é desconsiderar todo trabalho cotidiano realizado pela categoria no mundo e fomentar o preconceito contra o maior contingente de profissionais da área da saúde.

O Coren-SP reforça a importância das medidas de isolamento e de todos os cuidados repetidamente divulgados para diminuir o número de contaminações pelo novo coronavírus. Por isso, conclama à sociedade que tenha a enfermagem como uma aliada, que está trabalhando para diminuir os impactos negativos causados por essa pandemia sem precedentes.

Como posso ajudar?