Em cerimônia coletiva, Coren-SP empossa 13 novas Comissões de Ética de Enfermagem

Em um momento muito especial no auditório da sede do Coren-SP, na capital, 13 novas Comissões de Ética de Enfermagem (CEEs) foram empossadas na manhã desta terça-feira (29/10) – de acordo com a Resolução Cofen nº 593/2018, a constituição de CEEs é obrigatória em todas as unidades de saúde cuja equipe de enfermagem exceda 50 profissionais. 

O vice-presidente do Coren-SP, Cláudio Silveira, ficou encarregado de dar as boas vindas aos participantes

A cerimônia desta terça-feira foi conduzida pelo conselheiro Demerson Bussoni, coordenador das CEEs do Coren-SP e pelo segundo-tesoureiro da autarquia, Edir Gonsaga, também membro das CEEs. 

A abertura da atividade ficou por conta do vice-presidente do Conselho, Cláudio Silveira, que ressaltou a importância que as Comissões tem para a garantia do exercício ético da enfermagem nas instituições hospitalares e demais unidades de saúde. “Nos hospitais, quem representa o Coren-SP são vocês. Vocês são os braços e os olhos do Coren-SP dentro das equipes de saúde. Mas saibam que ser integrante de uma CEE não é fácil, muitos desafios aguardam a atuação de vocês”, disse, destacando a seriedade da atuação de um profissional como membro de Comissão de Ética de Enfermagem. 

O segundo-tesoureiro da autarquia, Edir Gonsaga, colocou a CEE do Coren-SP à disposição dos profissionais empossados

Já Edir Gonsaga se colocou à disposição de todos os profissionais membros de CEE: “para conduzirmos uma Comissão de Ética, devemos conhecer o código de ética dos profissionais de enfermagem. Estamos, como conselheiros, a disposição de vocês para o que for necessário e para quaisquer dúvidas que possam ter. Sintam-se à vontade para nos procurar”. 

Antes que o ato de posse fosse realizado, Demerson fez uma breve palestra explicativa sobre as CEEs, citando exemplos práticas da atuação de uma comissão no dia a dia de uma instituição hospitalar. “Vocês terão, a partir de hoje, um olhar holístico dos processos nas instituições de saúde. Vocês serão os fiscais a serviço da Comissão de Ética, mas não se esqueçam que uma CEE não é punitiva. O papel dela é também consultivo e educativo”, frisou. 

Demerson Bussoni fez uma palestra com exemplos práticos e identificáveis com o cotidiano dos profissionais de enfermagem

Demerson afirmou que o grande papel da ética dentro de uma unidade de saúde é preservar os pacientes de erros, que podem ser cometidos por qualquer membro da equipe, sejam eles da enfermagem ou não. “Me preocupa um dado da Organização Mundial da Saúde (OMS), que mostra que um em cada dez pacientes é vítima de um erro evitável. Esses erros não são cometidos apenas pela enfermagem, pois as outras categorias profissionais da área da saúde também erram. Só no Brasil, são 148 mortes evitáveis por dia. Há dez anos esse número chegou a 840, mas o ideal é que ele seja zero”, destacou. 

Após a exposição de Demerson, as novas Comissões de Ética de Enfermagem foram chamadas, uma a uma, para que seus membros recebessem o certificado de posse. 

Foram elas: a Comissão de Ética de Enfermagem do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo; do Hospital Municipal M. Boi Mirim; da Rede D’Or São Luiz S.A.; do Hospital Pirajussara; do Hospital Paulista; do Pronto Socorro Municipal Balneário São José; do Hospital Alvorada Taguatinga; do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia; do Pronto Socorro Municipal da Freguesia do Ó; do Instituto do Câncer; do Hospital Municipal Amador Aguiar; da Esho Empresa de Serviços Hospitalares S.A e da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM). 

Após a posse, o trio de profissionais do Pronto Socorro Municipal da Freguesia do Ó,  Deise Soares da Silva, enfermeira; Juliana da Silva, enfermeira e Joabe Santos de Santana, técnico de enfermagem, demonstraram estar extremamente satisfeitos com o fato de serem membros de novas CEEs e poderem atuar de forma a garantir o cumprimento da ética profissional na unidade na qual trabalham.  

Os profissionais de enfermagem Juliana da Silva, Joabe Santos de Santana e Deise Soares da Silva, do Hospital Municipal da Freguesia do Ó (Hospital 21 de junho), consideram muito importante fazer parte de uma Comissão de Ética

“Ser membro de Comissão de Ética é algo muito importante, principalmente atualmente, quando constatamos grande falta de ética e de conduta adequada de modo geral. Fazer parte de uma CEE é algo que acrescenta bastante para nós”, colocou Deise. 

Já Juliana destacou o papel educativo que os membros de uma CEE cumprem dentro de um hospital: “É muito importante para a gente multiplicar e treinar a nossa equipe para a prática de uma enfermagem melhor”, frisou. 


Veja abaixo fotos de todas as CEEs empossadas nesta terça-feira:

Instituto do Coração – Incor

Hospital Municipal M. Boi Mirim

Rede D’Or São Luiz S.A.

Hospital Pirajussara

Hospital Paulista

Pronto Socorro Municipal Balneário São José

Hospital Alvorada Taguatinga

Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia

Pronto Socorro Municipal da Freguesia do Ó

Instituto do Câncer

Hospital Municipal Amador Aguiar

Esho Empresa de Serviços Hospitalares S.A.

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como posso ajudar?