Domingo, 03 de outubro: dia da grande virada da enfermagem de São Paulo!

Dia 3 de outubro de 2010. Um domingo de primavera.

Neste dia estaremos, enquanto cidadãos brasileiros, nos encaminhando para digitar os números que corresponderão aos nomes daqueles que irão – seja no Poder Executivo, seja no Poder Legislativo – determinar nossos destinos nos próximos quatro anos.

Elegeremos aqueles que estarão nos representando no Congresso Nacional, na Assembleia Legislativa e também na Presidência da República, votando, discutindo e decidindo por cada um de nós.

Nunca, nunca na história da Enfermagem, estivemos tão próximos de fazer acontecer a virada na Enfermagem Brasileira e Paulista!

Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem !

Esta é a nossa hora! A nossa grande chance de “virarmos o jogo”!

Esta é a nossa hora de efetivamente manifestarmos, na força do voto, nosso repúdio ao passado. Um passado em que a Enfermagem jamais soube posicionar-se perante a sociedade, em termos políticos.

Não dá mais para imaginarmos uma Assembleia Legislativa e um Congresso Nacional sem profissionais de Enfermagem.

Não dá mais para imaginarmos um governador ou um presidente da República sem compromisso efetivo com a profissão e com os ideais de nossa profissão. Sem compromisso com a Saúde Pública.

Sem compromisso com os princípios do SUS!

Chega de mendigarmos a cada deputado estadual, deputado federal, senador da República, um simples voto de apoio aos nossos projetos profissionais, sociais, de defesa da profissão e do nosso SUS!

Chega de mendigarmos a um deputado estadual, deputado federal, senador, a um Governador, a um Presidente da República, que nos ouçam, que nos respeitem, que nos considerem partícipes do processo de discussão e decisão das Diretrizes Políticas Educacionais e de Saúde.

Em um navio, chamado Brasil, sempre fomos olhados e tratados como marujos de convés. Basta!

Agora queremos ser olhados e tratados como comandantes na ponte de comando deste navio, participando efetiva e ativamente das discussões sobre a Enfermagem e a Saúde que queremos para nossa população!

Para isso, o COREN-SP CONVOCA todos os profissionais de Enfermagem deste estado a se posicionarem com consciência cidadã, no dia 3 de outubro, perante a urna eletrônica, digitando o número do candidato que represente nossa cidadania política e profissional.

O número que represente um candidato efetivamente compromissado com nossa profissão, com nossos ideais, com nossos sonhos de cidadão social e profissional.

Com a saúde de nossa população. Com a saúde e crescimento do SUS!

Reflitam! Lembremos, na hora de digitarmos este número, das dezenas de anos que estamos lutando para que tenhamos uma redução de nossa carga horária e um piso salarial digno, que possibilite nosso acesso ao desenvolvimento profissional, nossa saúde mental e física, que nos permita ter tempo e condições de crescermos, de curtirmos nossa família, de vivermos a vida. Lembremos do quanto estamos mendigando pelas 30 horas e pelo piso salarial com dignidade, por não termos representantes na vida política de nosso País.

Lembremos rigorosamente de colocar, na balança de nossa razão, os nomes dos candidatos que estejam compromissados conosco, e os nomes dos candidatos que nunca fizeram algo por nós.

Vamos fazer com que nosso voto seja o peso que faça a diferença.

Quando votarmos para presidente e para governador, pensemos e façamos pesar na nossa decisão a escolha daquele que – seja enquanto governante, seja enquanto ocupante de cargo político – seja militante e que tenha feito algo por nós, por nossa profissão, por nossos projetos profissionais.

Vote no nome de quem já tenha feito algo por nós. Vote no nome de quem tenha demonstrado, nestes últimos anos, e em especial, nestes últimos meses, carinho, respeito e consideração pela Saúde Pública, pelos princípios do SUS e pela nossa Enfermagem.

Não vote no escuro!

Não vote em quem tenha um passado político suspeito, indigno ou contrário aos nossos princípios de cidadãos.

Quando votar para deputado estadual, deputado federal ou senador, lembre-se de quem sempre esteve e que, durante o período que anteceder a eleição, venha a mostrar, por suas palavras, por suas condutas, por suas ideias, que respeita e valoriza o SUS, as políticas de saúde necessárias à nossa sociedade e à Enfermagem, a nossa profissão.

Estejamos atentos e alertas! É o nosso momento! Ou acordamos definitivamente, ou nos consolamos com a Enfermagem que, adormecida, encontra somente a desvalorização e o não reconhecimento pela Sociedade!

Valorize o candidato que esteja compromissado com a nossa Enfermagem nos cargos onde inexistam profissionais que nos representem!

Valorize o candidato que represente nossa Enfermagem nos cargos onde se façam presente!

É agora ou nunca!

COREN-SP: EM LUTA PELA CIDADANIA SOCIAL, POLÍTICA E PROFISSIONAL E, LUTANDO PELO MAIOR E MAIS IMPORTANTE DOMINGO DE NOSSA VIDA PROFISSIONAL E NOSSA PROFISSÃO.