Diversidade sexual é tema de reunião do Coren-SP com OAB

Os debates sobre diversidade sexual estão ganhando espaço nos diferentes segmentos da sociedade e o tema vem sendo incorporado nas políticas de gestão das empresas e instituições. Para abordar esta questão e planejar ações neste campo, o Coren-SP está dialogando com a Comissão de Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados (OAB) de São Paulo. Na última segunda-feira (12), a presidente Fabíola de Campos Braga Mattozinho recebeu Adriana Galvão, presidente da Comissão de Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional São Paulo.

Durante a reunião, que também contou com a participação do gerente de atendimento ao profissional, Rafael Martiliano, elas falaram sobre a proposta de inclusão do tema e de políticas de diversidade de gênero nas entidades. “Essa parceria que estamos estabelecendo com a OAB é de extrema importância, pois nos permitirá abordar a questão de forma multidisciplinar e também incorporar os aspectos éticos e políticos, dando visibilidade a temas que precisam ser evidenciados”, disse Fabíola.

Em 2016, o Coren-SP recebeu o pedido de uma inscrita para inclusão do nome social na carteira de identidade profissional e a autarquia está trabalhando para atender esse pedido em 2017. “É um grande avanço no contexto da diversidade sexual o Coren-SP abrir esse espaço de discussão. Hoje muitas instituições ainda tratam o tema como periférico, mas ele pertence a um contexto muito maior”, pontuou Adriana.

As presidentes também discutiram a composição de uma agenda de atividades para discutir a temática em 2017, que deve também envolver o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), para debater de forma ampla a diversidade de gênero nas entidades representativas da área da saúde e também no atendimento das instituições e serviços.

Rafael Martiliano, Fabíola Mattozinho e Adriana Galvão