Coren-SP firma acordo de conciliação para contratação de profissionais de enfermagem em Presidente Prudente e Paulicéia

O Coren-SP realizou nos dias 17 e 18 de dezembro novos acordos de conciliação com instituições de saúde por meio da Central de Conciliação (CECON). Desta vez, as tratativas ocorreram com a Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente e com o município de Paulicéia. A atuação do Conselho resultou em um termo de autocomposição, para contratação de profissionais de enfermagem.

Durante a reunião da Santa Casa de Misericórdia, estiveram presentes o diretor da instituição, Alberico Peretti Pasqualini, a responsável técnica da instituição, Daiane Graciela da Silva Hilário, o procurador geral do Coren-SP, Dr. Alexandre Moraes Costa de Cerqueira, a chefe técnica da subseção de Presidente Prudente, Juliana Gouvêa, e as fiscais Ana Cristina Paiva e Regina Rabelo. Após ações de fiscalização do Coren-SP na instituição, constatou-se a necessidade de contratação de profissionais e remanejamento de pessoal para o período da noite, o que foi acordado no termo de autocomposição.

Reunião na Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente

Representantes do Coren-SP com profissionais da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente

Já no município da Paulicéia, entre os participantes da reunião estavam o prefeito Ermes da Silva, os vereadores Cristiano Fernandes Basílio e José Admir dos Santos, além do procurador geral do Coren-SP e a fiscal Ana Cristina Andrade dos Santos. As ações de fiscalização do Conselho identificaram necessidade de contratação de 14 profissionais de enfermagem de nível médio e seis de nível superior, para suprir as demandas do Centro de Saúde III, ESF II e ESF III. “O dimensionamento da equipe de enfermagem, além de propiciar segurança ao profissional, possibilita ao paciente uma assistência livre de riscos oriundos da sobrecarga de trabalho aos técnicos, auxiliares e enfermeiros. Hoje o Coren-SP, por meio da sua fiscalização incessante, conseguiu mais uma vitória para adequação do quadro de profissionais, de forma independente, mostrando o fortalecimento do Conselho e a maturidade na defesa do exercício profissional de forma célere e eficaz”, declara o procurador geral do Coren-SP, Dr. Alexandre Moraes Costa de Cerqueira.

Reunião na prefeitura de Paulicéia

A Central de Conciliação firma acordos com as instituições para que elas sanem as irregularidades e demandas apontadas pela fiscalização do Conselho, antes que seja ajuizada qualquer ação judicial. Dessa forma, estabelece prazos para o cumprimento das determinações, sob pena de multa diária. “Dessa forma, estamos conquistando para a enfermagem melhores condições de trabalho, como resultado das ações de fiscalização do Conselho”, afirma a presidente Renata Pietro.

Profissionais de enfermagem do município de Paulicéia receberam os representantes do Coren-SP

A gerente de fiscalização, Lanny Hino, destaca o trabalho sério desenvolvido pela área e que tem resultado em melhores condições para a categoria. “Esses são os frutos de uma atuação contínua e árdua da fiscalização. Nossas ações permanentes nas instituições, de diálogo e orientação aos responsáveis técnicos, gestores e equipes de enfermagem buscam sensibilizar sobre a importância de manter uma equipe com condições de atender a demanda com o menor risco possível ao paciente e ao profissional. Esse é um dos papeis da fiscalização”, afirmou.

Como posso ajudar?