Dia Mundial da Saúde: Coren-SP participa de ato em defesa da enfermagem

A Avenida Paulista foi palco, nesta quarta-feira (7/4), de um ato em defesa dos profissionais de saúde. No Dia Mundial da Saúde, profissionais e estudantes da área se manifestaram com cartazes, para pedir melhores condições de trabalho, respeito, valorização e acesso à vacina.

Conselheiros Anderson Rodrigues e Luciano Santos representaram o Coren-SP no ato

O Coren-SP foi representado no ato pelos conselheiros Luciano Santos e Anderson Rodrigues, que coordenam a Comissão de Relações Institucionais (CRI) da autarquia. A iniciativa foi idealizada pela estudante Natália Pennachioni, da Frente dos Estudantes da Saúde, e teve apoio de conselhos de fiscalização da área da saúde, como o Coren-SP e de sindicatos. “O Dia Mundial da Saúde é uma data importante para a reflexão, sobre a garantia do acesso universal da população à assistência, mas, também, da necessidade de proporcionar melhores condições de trabalho para os profissionais, que arriscam suas vidas na linha de frente da saúde. Estamos lutando para que tenha vacina para todos, mais valorização e respeito”, disse o presidente James Francisco dos Santos.

Ação foi realizada na Avenida Paulista, na capital

O conselheiro Luciano falou sobre a importância da presença do Coren-SP no ato. “O que estamos fazendo hoje aqui é um ato simbólico para chamar a atenção da sociedade, governantes e profissionais sobre a importância de oferecer condições de trabalho para os profissionais de saúde. Em um ano de pandemia, muitos profissionais estão sem férias e cumprindo jornadas exaustivas. Queremos ter condições de trabalho adequadas durante a pandemia e nosso cotidiano profissional”, afirmou Luciano.

Portando faixas e cartazes, os manifestantes se posicionaram por alguns instantes na frente aos carros, em uma das avenidas mais movimentadas do país, manifestando a indignação e o desespero vivido pelos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e demais profissionais que estão na linha de frente do combate à pandemia.

A estudante de enfermagem Natália Pennachioni, que organizou o ato, falou sobre a motivação por trás da ação: “Este ano batemos recorde de mortes pelo novo coronavírus. Estamos vivendo a maior crise sanitária da história recente e é muito significativo falarmos que os profissionais de saúde estão de mãos atadas diante dessa situação”, explicou.

O conselheiro Anderson Rodrigues destacou o fato de o Dia Mundial da Saúde dar ainda mais visibilidade e importância à manifestação: “O dia de hoje marca a necessidade de valorização de todos os profissionais de saúde. Este ato é muito importante para mostrar à sociedade a importância do servidor público e de todos os profissionais de saúde, para que que esse recado chegue aos governantes e a todos os cidadãos”.

O Dia Mundial da Saúde foi marcado por um ato, realizado na Avenida Paulista! O Coren-SP participou da ação que pedia melhores condições de trabalho e mais segurança para os profissionais que atuam no enfrentamento à pandemia. Também estiveram presentes ABEn, Simesp, Crefito, CAOC, CAENF UFSCar, CAAVC, Amerusp, Sindicato dos Servidores Municipais de Campinas, Sindicato dos Servidores Municipais de Embu-Guaçu e Frente dos Estudantes da Saúde SP. Todos lutando pela valorização profissional e vacinação já para os profissionais de saúde.