Dia de Combate ao Câncer de Mama alerta sobre a prevenção e diagnóstico precoce
Cofen reforça a importância do Outubro Rosa na conscientização sobre o câncer de mama e a necessidade de exames regulares
O Brasil deve registrar até 2025 cerca de 73.610 novos casos de câncer de mama, com uma taxa de 66,54 diagnósticos para cada 100 mil mulheres e aproximadamente 18 mil mortes, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Neste 19 de outubro, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, os tons de rosa destacam a importância do diagnóstico precoce e da prevenção na luta contra essa doença, que continua a ser a principal causa de morte por câncer entre mulheres no país.
Composta majoritariamente por mulheres que atuam na Atenção Básica, a Enfermagem realiza a maioria dos exames preventivos no Sistema Único de Saúde (SUS) e orienta as pacientes sobre a importância da mamografia e os fatores de risco e sinais que podem indicar o desenvolvimento de um tumor, como nódulos e alterações na pele da mama.
“Temos a responsabilidade de promover a conscientização sobre a prevenção. Nosso dever é incentivar tanto as mulheres quanto os homens a cuidarem da própria saúde”, afirma o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri.
A detecção precoce do câncer de mama é fundamental para o tratamento eficaz da doença. Recomenda-se que as mulheres realizem a mamografia regularmente, mesmo na ausência de sintomas. Mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer o exame a cada dois anos, permitindo a identificação do câncer em estágios iniciais, antes da manifestação de sinais visíveis, contribuindo para a diminuição da mortalidade nesta faixa etária.
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 17% dos casos de câncer de mama podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis, como uma alimentação equilibrada, a prática regular de atividades físicas e a realização de exames periódicos. A amamentação também é um fator protetor para a diminuição do risco de câncer de mama.
Para Tatiana Melo, chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional (DGEP/Cofen), o Outubro Rosa é um lembrete continuo para promoção da saúde. “Ao promover a conscientização sobre o câncer de mama, a Enfermagem atua diretamente na democratização da saúde, garantindo que a informação sobre prevenção alcance a comunidade. Isso assegura o acesso ao conhecimento e às oportunidades necessárias”, pontua.
Fonte: Ascom/Cofen
Saiba mais