Carta do Presidente do Coren-SP: “Dia da enfermagem: somos muitos, somos fortes!”
O dia 12 de maio é um antigo conhecido da enfermagem, mas neste ano de 2023 tem um significado ainda mais representativo: a proximidade de concretização do piso salarial da enfermagem. Após uma luta de anos, atualmente, a pauta aguarda sanção do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para a destinação de R$ 7,3 bilhões para a viabilização desta conquista.
Não é por acaso que a campanha publicitária do Coren-SP para este ano tem como slogan a frase “Somos muitos, somos fortes, somos Enfermagem”, o que representa o grande contingente de profissionais (cerca de 2,8 milhões no país e mais de 600 mil no estado de São Paulo), o protagonismo da enfermagem frente a diversos serviços de saúde e o enaltecimento do orgulho de pertencer a essa profissão, dotada de autonomia e conhecimento técnico-científico.
Todos sabemos que a rotina de trabalho é desgastante e que conquistas merecidas como o piso salarial parecem demorar muito para se concretizarem. Mas não podemos nos deixar derrotar. Conquistas são atingidas com perserverança, união e determinação, características estas que são naturais à enfermagem. Por isso, venho o compromisso do Coren-SP com a enfermagem paulista e garantir que o conselho sempre estará ao lado da enfermagem na luta pelas melhores condições de trabalho e qualidade de vida.
Por isso, neste dia que inaugura oficialmente a Semana da Enfermagem, parabenizo a todos os profissionais de enfermagem pela sua essencial presença na condução da saúde brasileira, em todos os momentos da vida.
Aproveito também, pela proximidade do Dia das Mães, para enviar os mais sinceros votos de carinho e admiração às mães da enfermagem, que se desdobram entre a profissão e os afazeres domésticos, sempre prezando pelo cuidado em todos os momentos.
James Francisco dos Santos
Presidente do Coren-SP
Saiba mais: