Dez novas Comissões de Ética de Enfermagem são empossadas em cerimônia coletiva na sede do Coren-SP

Em continuidade ao trabalho de expansão e fortalecimento das Comissões de Ética de Enfermagem (CEE), o Coren-SP empossou 10 CEEs na manhã desta quarta-feira (29/1), no auditório da sede da autarquia, em São Paulo. 

Profissionais durante a cerimônia de posse

A cerimônia foi conduzida pelo conselheiro e coordenador da CEE, Demerson Bussoni, pelo segundo-tesoureiro, Edir Gonsaga, e pelo conselheiro Gergezio Souza.

O conselheiro e coordenador da CEE, Demerson Bussoni

“A presidente Renata Pietro vem desempenhando um excelente trabalho de orientação e aproximação com os profissionais. Nós estamos aqui para contribuir com o aprimoramento dos moldes da assistência. Sejam bem vindos, é um orgulho ter vocês aqui presentes”, disse o conselheiro Gergezio.

O conselheiro Gergezio Souza.

O segundo-tesoureiro, Edir Consaga, fez questão de explicar que o papel das CEEs é fortalecer os pilares da ética e da responsabilidade profissional. “Nosso papel é fazer com que todos vocês tenham respaldo ético e legal para avançar nas práticas assistenciais”, declarou.

O segundo-tesoureiro Edir Gonsaga

Após essas duas apresentações, o conselheiro Demerson tomou a palavra e ressaltou que as CEEs não possuem caráter punitivo, mas sim, um caráter educativo, consultivo, conciliativo, orientativo, vigilante, avaliativo e de encaminhamento. “As comissões são importantíssimas para as instituições, pois elas garantem autonomia, poder de decisão, averiguação prévia, educação e orientação aos colaboradores e resolutividade do processo na instituição. As CEEs são verdadeiras aliadas, pois elas trabalham em parceria com os profissionais”, destaca Demerson.

O conselheiro também abordou a Resolução do Cofen nº 564/2017 do novo código de ética e frisou que as CEEs devem exercer uma função de imparcialidade em suas ações e condução das sindicâncias, aprofundando-se nas averiguações das informações recebidas.

Antes de declarar as instituições empossadas, Demerson concedeu a palavra ao segundo-secretário do Coren-SP, Paulo Cobellis, que proferiu palavras de incentivo aos participantes. “Aproveitem ao máximo o conhecimento que está sendo passado. Ressalto que o nosso papel é fortalecer a ética no nosso âmbito profissional, garantindo uma assistência segura tanto aos profissionais quanto à população”.

Demerson Bussoni e Paulo Cobellis

Ao final do evento, os representantes de cada instituição se dirigiram ao palco para receberem o certificado de posse. São elas:

  • Fundação Antonio Prudente – Unidade Tamandaré

  • Rede D’Or – São Luiz

  • Hospital Municipal de Cidade Tiradentes  – Carmen Prudente

  • Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário

  • Hospital Geral de Itapecerica da Serra

  • Hospital Universitário – USP

  • Rede D’Or São Luiz S.A

  • Fundação Antonio Prudente

  • Hospital Municipal Dr. Arthur R. de Saboya

  • Supervisão Técnica de Saúde – São Miguel

Respaldo ético

Para os profissionais da categoria, além de ter um papel imprescindível nas instituições, as Comissões de Ética de Enfermagem garantem a autonomia, confiança, segurança e respaldo.  “Essa é 5ª CEE que toma posse na nossa instituição.  Mesmo antes de se tornar obrigatória, nós já primávamos por esse respaldo ético. Costumo dizer que elas são o braço representativo do Coren-SP dentro de cada instituição”, conta a responsável técnica Eliane Redondo.

A responsável técnica Eliane Redondo

Já para o técnico de enfermagem João Carlos Bezerra de Oliveira, a orientação sobre ética é primordial para que a categoria tenha a consciência sobre os direitos e deveres que regem a profissão.

O técnico de enfermagem João Carlos Bezerra de Oliveira

Sobre as Comissões de Ética de Enfermagem

As CEEs são delegadas pelo Coren-SP e formadas por profissionais das próprias instituições. Elas exercem funções educativas, consultivas e fiscalizadoras do exercício profissional e ético da enfermagem. Para obter mais informações sobre as normas e procedimentos para a formação de uma CEE, clique aqui.

Manual

O “Manual das Comissões de Ética de Enfermagem do Estado de São Paulo“, elaborado pelo Coren-SP, é um guia completo sobre a formação e diretrizes  de atuação. Ele pode ser acessado online, gratuitamente.

Como posso ajudar?