Devido ao cenário da saúde em Manaus, fiscais do Coren-SP somam esforços na fiscalização no município

Três fiscais do Coren-SP estão participando de uma ação da Força Nacional de Fiscalização do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem) em Manaus, em meio à grave crise sanitária enfrentada pela capital amazonense.

Ligiani Meirelles e Geisa Fermino, respectivamente chefe técnica e fiscal da Subseção de São José do Rio Preto, e Mirela Passador, fiscal da subseção de Marília, chegaram à cidade no fim da tarde de terça-feira (19/1).

Geisa, Ligiani e Mirela auxiliarão a Força Nacional de Fiscalização no Amazonas

Na manhã de quarta-feira (20/1) elas iniciaram os trabalhos com uma reunião com representantes do Cofen e do Coren-AM para acertarem os detalhes da operação. Elas também passaram por testagem preventiva de Covid-19. “Para o Coren-SP é gratificante poder apoiar os demais integrantes do sistema Cofen / Conselhos Regionais. Todos os Estados estão passando por um momento de grandes dificuldades. A situação de Manaus está particularmente dramática, contudo temos alerta de outras regiões que cursam para o mesmo cenário, conforme veiculado na mídia nos últimos dias, e o que nos traz maiores preocupações. Como conselho, temos que apoiar uma prática profissional e uma assistência segura e eu agradeço nossas fiscais que estão se empenhando nesta missão”.

Elas passaram por testagem preventiva de Covid-19

“Esta ação conta com a participação dos regionais de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Pernambuco, Ceará e Mato Grosso. Auxiliaremos o regional do Amazonas na realização de um levantamento situacional de riscos relacionados à Covid-19, por meio de inspeção in loco nos hospitais e Unidades de Pronto Atendimento. Esta ação tem como objetivo identificar a situação de segurança em que os profissionais de enfermagem estão atuando em Manaus”, explicou Ligiani.

O presidente do Coren-AM passa instruções aos membros da Força Nacional de Fiscalização

As fiscais ficarão em Manaus até o dia 24/1, domingo. “Precisamos ser solidários e parceiros dos profissionais de enfermagem, que passam por esse momento difícil na profissão. Através do levantamento da situação atual vivenciada nas instituições de saúde, serão tomadas as providências cabíveis”, finalizou Ligiani.