Debate no COREN-SP Educação aborda graduação e especialização em Enfermagem

O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo promoveu na última sexta-feira (14/06) o encontro Formação do Enfermeiro no Estado de São Paulo, no auditório do COREN-SP Educação. O evento reuniu docentes e coordenadores de cursos de graduação para debater os rumos do ensino na área, além das especializações.

Na parte da manhã foi realizada a mesa redonda “Formação do Graduando de Enfermagem: Perspectiva Teórico-Prática”, com o Prof. Dr. Paulo Cobellis, da Câmara Técnica do COREN-SP, a Profa. Dra. Suzete Maria Fustinoni, da Escola Paulista de Enfermagem/Unifesp, a Profa. Dra. Diná de Almeida Lopes Monteiro da Cruz, da Escola de Enfermagem/USP, a Profa. Dra. Ariadne da Silva Fonseca, da ABEn, o Prof. Dr. Ramon Moraes Penha, do COREN-SP, e a Profa. Mestre Maria Tereza Bonitatibus de Assis, do Centro Universitário Anhanguera.

Mesa redonda debateu formação em instituições públicas e no ensino privado, que recebe alunos com formação básica precária

Após a exposição dos apresentadores da mesa, foi proposta a criação de um fórum permanente para discutir a formação do enfermeiro com participação das entidades presentes (COREN-SP, ABEn e SEESP), além das instituições de ensino superior.

Na parte da tarde foi realizada uma mesa moderadora para das especialidades em Enfermagem, moderada pelo Prof. Dr. Ramon Moraes Penha, do COREN-SP, e com apresentações do Dr. Gelson Luiz Albuquerque, Conselheiro Federal/COFEN, do Prof. Dr. Mauro Antônio Pires Dias da Silva, presidente do COREN-SP, da Profa. Dra. Ariadne da Silva Fonseca, da ABEn, e do Dr. José Luiz Bonamigo Filho, da Associação Médica Brasileira.

Segundo Dr. José Luiz Bonamigo Filho, a experiência dos médicos mostra que é melhor os profissionais regularem as especializações dentro da própria profissão

Na sequência um debate com as sociedades de especialistas representadas na ocasião apontou para a grande quantidade de cursos de  especialização de caráter apenas teórico, despertando a necessidade de analisar a legalidade e a viabilidade de registro da título de especialista pelos Conselho Regional e os critérios que podem ser adotados, entre outros tópicos.

O Dr. Gelson Albuquerque falou pelo COFEN

Como posso ajudar?