Curso de Enfermagem da Uninove recebe COREN-SP

Em um dia com formandos do curso de Enfermagem da Universidade Nove de Julho, o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo apresentou na última quarta-feira (23/4) a Gestão 2012-2014, a história de entidades de Enfermagem no Brasil e temas ligados a legislação e regulamentação profissional.

O evento foi realizado no campus Memorial da Uninove, no bairro da Barra Funda, em duas edições: uma parte com alunos da manhã e outra com as turmas do período vespertino. O presidente do Conselho, Prof. Mauro Antônio Pires Dias da Silva, palestrou sobre a história da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), que foi a instituição que deu origem ao sistema COFEN-COREN e onde nasceram também diversos movimentos sindicais. Durante sua apresentação o presidente enfatizou as atribuições de cada entidade: A ABen, ligada à pesquisa e ao conhecimento técnico-científico, o Conselho como autarquia federal responsável pela fiscalização do exercício profissional e os sindicatos como entidades que defendem o trabalhador em temas ligados a convenções coletivas, reajustes salariais e jornada de trabalho. “A Enfermagem precisa se unir e priorizar o coletivo para fortalecer suas instituições”, defendeu Dias da Silva.

Membro da câmara técnica do COREN-SP, o enfermeiro João Freitas palestrou sobre o tema “Pareceres técnicos: a importância para a Enfermagem”. Como convidada da coordenação do curso, a enfermeira e advogada Regiane Fernandes, que também é fiscal do COREN-SP, falou sobre anotações de Enfermagem e legislação do exercício profissional.

Da esquerda para a direita: Luciana Neiva, da coordenação do curso de Enfermagem da Uninove; Prof. Mauro Antônio Pires Dias da Silva, presidente do COREN-SP, Neusa Fukuya, também da coordenação do curso, Profª Vanessa Freitas, docente da Uninove, enfermeiro João Freitas, da Câmara Técnica do COREN-SP, e a enfermeira e advogada Regiane Fernandes

Veja aqui as fotos do evento na Uninove

Como posso ajudar?