Covid-19: Coren-SP divulga resultados da sondagem sobre EPIs durante a pandemia

O Coren-SP divulgou na última sexta-feira (24) os resultados da sondagem realizada na última semana junto aos profissionais de enfermagem em relação ao uso de EPIs no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus/covid-19.

Foram 5451 respostas de profissionais de enfermagem de todo estado. Dentre as principais conclusões, estão:

  • Cerca de 80% dos participantes afirmam ter medo de atuar nos serviços de saúde no cenário da pandemia
  • Cerca de 60% dos participantes atuam em instituições privadas ou filantrópicas; mais de 30% em instituições públicas  municipais (prefeituras); menos de 20% em instituições públicas estaduais (há casos de duplo vínculo de trabalho)
  • Cerca de 40% afirmam não ter passado por nenhum treinamento na instituição onde atuam
  • Mais de 50% afirmam que a instituição onde atuam não forneceu os EPIs necessários

A sondagem é uma ferramenta complementar aos canais oficiais de denúncia e serve como forma de conhecer de maneira mais ágil a percepção dos profissionais neste momento.

As inspeções de fiscalização continuam sendo realizadas no período de pandemia, de forma a prezar por uma assistência segura aos profissionais e à sociedade.

Os resultados dessa sondagem servirão também como elementos de diálogo junto às autoridades das mais variadas esferas para a busca de melhorias nas condições de trabalho da categoria.

Prezando pelo caráter educativo também inerente a suas atribuições, a partir dos resultados da sondagem, o Coren-SP divulgará material de orientação sobre o manuseio dos EPIs e de realização de denúncias, bem como de acolhimento no enfrentamento do medo decorrente de tantas incertezas causadas pela pandemia.

Os dados completos da sondagem estão disponíveis aqui