Coren-SP: suporte e segurança para a enfermagem durante a pandemia

“Neste momento de pandemia, em que todas as ações e decisões são urgentes e podem impactar diretamente no atendimento aos pacientes de Covid-19 e na segurança da assistência e dos profissionais de enfermagem, poder contar com o apoio técnico da fiscalização do Coren-SP fez toda a diferença”. Essa afirmação é da enfermeira Magda Aparecida Arantes de Oliveira, responsável técnica (RT) pela Santa Casa de Sorocaba, instituição que foi fiscalizada pelo conselho.

Durante toda a pandemia, a fiscalização tem feito inspeções presenciais, verificando os planos de contingência e a utilização de EPIs pelas equipes de enfermagem

Além de receber a fiscalização, a Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba foi um dos hospitais que recebeu a doação de um lote de máscaras PFF2 – o Coren-SP está distribuindo um total de 30.000 EPIs, que foram doados pelo Cofen à unidades de saúde públicas e filantrópicas durante a pandemia. “A entrega das máscaras de proteção hoje corrobora com o estreitamento da parceria com o conselho, muito frutífera neste período”, completa a RT.

O Coren-SP adaptou suas fiscalizações durante a pandemia para garantir a segurança e qualidade da assistência frente à nova realidade

A gerente de fiscalização do Coren-SP, Lanny Hino, explica que o conselho teve uma mudança no enfoque das inspeções durante os últimos meses para se adaptar ao advento da Covid-19, seguindo diretrizes do Cofen: “A pandemia causada pelo novo coronavírus foi um momento em que os profissionais na linha de frente da assistência precisaram mais ainda de orientações e apoio. Atentos a essa necessidade, passamos a enfatizar a fiscalização dos fluxos de atendimento à Covid-19 adotados nas unidades, bem como os planos de contingência ao vírus e a disponibilidade e correta utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) pelos enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem”, explica.

Até meados de julho, o Coren-SP havia doado máscaras PFF2 para 300 unidades de saúde, contribuindo dessa forma para a segurança assistencial

No período compreendido entre os dias 23 de março e 24 de novembro, o Coren-SP fez 2.782 inspeções em todas as regiões do estado de São Paulo. Como concluiu a enfermeira Ferla Maria Simas Bastos Cirino, coordenadora da Atenção Básica do município de Diadema, que recebeu uma doação de EPIs do Coren-SP no dia 1º de julho: “No momento em que o conselho desenvolve ações neste sentido, está cuidando não apenas dos seus inscritos, mas de toda uma comunidade, cumprindo o seu papel de acolher a sociedade e de assistir aos profissionais de enfermagem, em especial neste momento de grandes desafios”.

Novas frentes de trabalho

Além das vistorias em hospitais e instituições de saúde em todo o estado, a fiscalização do Coren-SP abriu novas frentes de trabalho durante a pandemia. “Uma das medidas que adotamos por conta da atual situação foi a ampliação dos nossos canais de atendimento, para facilitar o acesso do público à fiscalização. Alguns canais, inclusive, não existiam e foram criados exclusivamente para este período, como o chat online no site, por exemplo”, explica Lanny Hino.

Essa expansão dos canais de atendimento da fiscalização ocorreu por conta da crescente demanda dos profissionais de enfermagem e da população em geral por informações confiáveis e oficiais sobre o novo coronavírus e a Covid-19, como as formas de transmissão, os EPIs adequados para o manejo da pandemia e os protocolos assistenciais recomendados no tratamento à doença.

Lançado em 24 de março, o chat online sobre o novo coronavírus pode ser acessado gratuitamente no site do Coren-SP, para esclarecimentos e suprindo a crescente demanda por dados técnicos e com embasamento científico sobre o vírus. O canal é aberto tanto aos profissionais de enfermagem quanto à população em geral e é respondido exclusivamente por fiscais do conselho, com treinamento em ética e legislação profissional e conhecimento atualizado sobre a Covid-19.

Desde a inauguração da ferramenta, já foram feitos mais de 32 mil atendimentos online. A fiscal Elisabeth Martins Rodrigues é uma das atendentes do chat. Ela explica que há um esforço para que cada pessoa que entre no chat saia de lá com sua dúvida respondida: “Costumamos dizer que procuramos sempre responder a todas as dúvidas, e que nunca queremos que o profissional fique sem resposta. Sempre buscamos uma resposta satisfatória para o profissional. Eles costumam nos agradecer bastante”.

A fiscalização tem procurado atuar também em sentido consultivo e orientativo, auxiliando os profissionais na adaptação à nova realidade imposta pela pandemia

Além do chat, a fiscalização também tem feito atendimentos por meio dos canais “Fale Conosco” e “Ouvidoria”. Os dois canais podem ser acessados rapidamente pelo site do Coren-SP. O Fale Conosco é um canal de esclarecimentos de dúvidas em geral relacionadas à atuação do conselho e aos aspectos éticos e legais do exercício profissional da enfermagem. Já a Ouvidoria recebe as denúncias éticas que devem ser encaminhadas ao Coren-SP, para que a fiscalização faça a subsequente apuração e tome as medidas adequadas a cada caso.

“Durante a pandemia, nós mostramos o quão importante é o apoio que a fiscalização do conselho pode dar aos profissionais de enfermagem e às instituições de saúde, auxiliando na adaptação da rotina assistencial à nova situação. Com a ajuda do conselho, essa adaptação, que pegou a todos de surpresa, pode ser feita de forma mais segura e orientada pelos protocolos de segurança mais atuais do Ministério da Saúde, da Organização Mundial da Saúde, da Anvisa e do Cofen”, conclui o presidente em exercício do Coren-SP, Cláudio Silveira.