Coren-SP sedia evento de lançamento oficial da ABRENFOH

O Coren-SP sediou nesta terça-feira (12/12), o evento de lançamento oficial da Associação Brasileira de Enfermeiros em Oncologia e Onco-Hematologia (ABRENFOH). O evento contou com a participação da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO), Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (SOBRAFO), Sociedade Brasileira de Enfermagem Oncológica (SBEO) e  Sociedade Brasileira de Bioética (SBB).

A celebração tem como finalidade apresentar a criação da associação, sua missão, visão e valores e, também, as diretorias e planejamento estratégico macro para os anos da gestão vigente da ABRENFOH.

Durante a abertura, a presidente do Coren-SP, Renata Pietro, disse que é uma honra para o Conselho sediar um evento em prol da melhoria na qualidade de assistência e da atuação da enfermagem. “Tenho tido a honra de visitar alguns serviços prestados em diversas instituições e a oncologia é uma área que tem me chamado bastante atenção. É uma realidade que temos que trabalhar diariamente e na qual a enfermagem é protagonista. Tenho certeza que esse serviço fará a diferença no nosso país, fortalecendo ainda mais os nossos profissionais e os nossos pacientes. Sintam-se acolhidos e contem com o Conselho, ele é a casa da enfermagem”, declara ela.

A presidente da ABRENFOH, Verônica Torel de Moura, fez a apresentação da associação, ressaltando a missão, os valores e os planos futuros de atuação, com foco no ser humano, na ética, no compromisso e dedicação e na resiliência. “A nossa missão é fazer um aperfeiçoamento da enfermagem oncológica do Brasil, redescobrindo os valores profissionais, aliada às melhores práticas de assistência da enfermagem com alto rigor científico. Nós queremos ser referência no quesito de melhor enfermagem em oncologia e onco-hematologia, tanto em âmbito nacional como internacional, e realizar fusões para trazer o que há de melhor, como conceitos baseados em evidências para a nossa categoria”, diz Verônica.

A Diretora Geral da SBOC, Dra. Cinthya Sternberg, abordou o tema: “Importância do papel do enfermeiro no cuidado do paciente oncológico”, com foco no papel de atuação do enfermeiro, na atualização científica e a prática clínica na era dos novos tratamentos em oncologia.

A segunda palestrante foi a primeira- secretária da SBTMO, Dra. Adriana Seber, ela apresentou o tema: “Criticidade e complexidade do papel do enfermeiro em uma unidade de transplante de medula óssea”.

O representante da regional São Paulo da SOBRAFO, Kaléu Mormino Otoni, palestrou sobre: “Papeis e responsabilidades do farmacêutico na sinergia para uma assistência de excelência ao paciente oncológico”.

O presidente da SBEO, enfermeiro Manassés Moura dos Santos, também participou do evento.  Para finalizar o ciclo de palestras, a Dra. Regina Parizi Carvalho, membro da SBB comentou sobre “O ser enfermeiro nas diferentes perspectivas que envolvem o cuidado”.

Como posso ajudar?