Coren-SP sedia 5º Seminário de Comunicação do sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem

O Coren-SP está sediando o 5º Seminário de Comunicação e Alinhamento Estratégico do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, que teve início nesta quarta-feira (18/8) e será realizado até quinta-feira (19/8).

O seminário está seguindo todos os protocolos de segurança impostos pela pandemia da Covid-19, como o distanciamento mínimo entre participantes, o uso obrigatório de máscaras, a testagem obrigatória de antígenos para Covid-19 e a limitação do número de inscritos por cada Conselho Regional de Enfermagem. O objetivo do evento é alinhar a comunicação dos Corens de todos os estados do Brasil, e conta com a participação de membros das equipes de comunicação dos regionais.

A mesa de abertura do seminário, na manhã desta quarta-feira, contou com a participação do presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, como anfitrião do evento. Em sua fala, James agradeceu aos profissionais de comunicação do sistema: “Vocês têm mostrado, nesta pandemia, o quanto a enfermagem é essencial, por isso agradeço o trabalho de vocês. Se ganhamos um pouco de valorização, isso também é graças ao trabalho de vocês”, afirmou.

O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, durante a mesa de abertura do seminário

Além de James, também compuseram a mesa o assessor chefe de comunicação do Cofen, Neyson Freire; o presidente do Coren-RO e ex-presidente do Cofen, Manoel Neri; o vice-presidente do Cofen, Antônio Marcos Freire Gomes e a presidente do Cofen, Betânia Maria Pereira dos Santos.

Em sua fala, Betânia também deu as boas vindas a todos e reiterou a importância do seminário dentro do contexto atual: “Nos debruçaremos sobre temas relevantes. Estamos inseridos em uma pandemia, e uma nova era no modo de se comunicar emergiu. Neste momento a comunicação se apresenta como algo de extrema relevância”, reiterou.

A presidente do Cofen, Betânia Santos

Após a mesa de abertura, o jornalista Phelipe Siani, âncora da CNN Brasil, fez a palestra “A comunicação que conta histórias: Branding Content”. Em sua fala, Siani focou em um tema bastante atual: a comunicação digital e o conceito de branding, que se refere ao impulsionamento e popularização de uma marca.

O jornalista Phelipe Siani

Um dos aspectos da comunicação considerados relevantes por Siani é o direcionamento do conteúdo para o público-alvo: “Conheça seu público, saiba com quem você está se comunicando. Se quisermos nos comunicar com todo mundo, precisamos falar a língua de todo mundo. Preciso ser o mais claro possível e entender a diferença entre comunicar e comunicar efetivamente”, disse.

A primeira parte do 5º Seminário de Comunicação e Alinhamento Estratégico do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem foi encerrada com a apresentação de um video case com o tema “A Atuação do Cofen na Pandemia de Covid-19”. O case foi apresentado por Rafael Frota, da agência Klimt Publicidade, seguido da apresentação em vídeo.

Neyson Freire (ao centro) recebeu a placa de homenagem das mãos de Betânia Santos e Manoel Neri

Ao fim das apresentações desse primeiro dia, o assessor chefe de comunicação do Cofen, Neyson Freire, foi homenageado com uma placa pelo seu trabalho à frente da assessoria de comunicação do órgão.