Coren-SP se reúne com enfermeiras estetas e debate regulamentação

A suspensão da Resolução Cofen 529/2016, que regulamenta a atuação da enfermagem na área estética, está prejudicando a atuação de profissionais especialistas nesta área, por estarem temporariamente impedidos de atuar legalmente. A presidente do Coren-SP, Renata Pietro, o vice-presidente, Cláudio Silveira, e a conselheira Ivany Baptista (especialista em enfermagem em dermatologia) receberam enfermeiras estetas nesta segunda-feira (5/3), para discutir o assunto.

A resolução foi suspensa em maio de 2017, por decisão judicial resultante de uma ação civil pública impetrada por sociedades e associações médicas. Consciente da autonomia da enfermagem e preocupada com a regulamentação da atuação dos profissionais já capacitados para atuar na área, o Coren-SP está dialogando na busca de alternativas, até que a situação seja resolvida definitivamente.

Encontro incentivou diálogo entre o conselho e enfermeiras estetas

As profissionais Jozi Ferreira, Martina Ploger e Michele Andrade, enfermeiras pós-graduadas em enfermagem estética, procuraram o Conselho para obter orientações sobre a atuação na área. “Notamos que o Coren-SP está mais próximo e atuante e esse encontro é uma mostra disso”, disse Martina.

Entre as alternativas discutidas, está a necessidade de união dos profissionais capacitados, seja na participação de fóruns e sociedades, ou na elaboração de produção científica, o que denota todo o potencial e o conhecimento que os enfermeiros detém nesta área.

Ivany Baptista destacou que a área é promissora. “A tecnologia está a favor dessa área, porque os procedimentos estéticos tendem a ser cada vez menos invasivos”. Já Renata Pietro expôs a disposição do Coren-SP em contribuir com esta luta. “Não se sintam desamparadas. Estamos de portas abertas para recebê-las e dialogar sobre essa área de atuação, buscando, juntas, caminhos e alternativas para a regulamentação”, comentou Renata.