Coren-SP repudia violência contra profissionais de enfermagem em Brasília

Profissionais de enfermagem que realizaram um ato simbólico nesta sexta-feira (1/5), Dia do Trabalhador, em defesa do isolamento social e para homenagear os profissionais de enfermagem que morreram na luta contra a Covid-19, foram agredidos em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília. Durante o movimento, um homem vestido nas cores verde e amarelo filmou os profissionais, proferiu agressões verbais e agrediu fisicamente a enfermeira Ana Catarine Carneiro. 

O Coren-SP considera inadmissível episódios desse tipo, uma vez que a enfermagem, assim como todos os cidadãos, têm o direito de liberdade de expressão, principalmente em relação às medidas de prevenção da Covid-19, que impactam diretamente em seu cotidiano profissional. Maior contigente da área da saúde, a categoria está na linha de frente desta pandemia e, portanto, exposta aos maiores riscos. 

O Conselho repudia qualquer agressão contra os profissionais de enfermagem e considera que atitudes lamentáveis como essa são externamente prejudiciais ao sistema de saúde e às políticas de enfrentamento da Covid-19. 

Como posso ajudar?