Coren-SP representa enfermagem em homenagem feita pela deputada Janaína Paschoal

O Coren-SP foi um dos conselhos de fiscalização da área da saúde convidados a participar de uma homenagem aos profissionais, feita pela deputada estadual Janaína Pascoal na manhã desta sexta-feira (26/6).

A iniciativa teve como objetivo destacar  a atuação dos profissionais de saúde na linha de frente da pandemia causada pelo Novo Coronavírus e  foi feita por meio de videoconferência, contando também com representantes do Ministério da Saúde, do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems), e de outros conselhos da área da saúde, como o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp) e Conselho Regional de Fisioterapia de São Paulo (Crefito) e do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP).

A homenagem foi feita por meio de videoconferência

“Neste momento, todos os deputados, independentemente de partido político, compartilham do meu sentimento de prestar homenagem a todos os profissionais de saúde”, colocou Janaína, no início do encontro.

A representante do Coren-SP, Eduarda Ribeiro, primeira-secretária da autarquia, aproveitou a oportunidade para falar sobre algumas das ações que o Coren-SP tem tomado durante a atual pandemia. “Temos trabalhado incansavelmente por meio de fiscalizações. Já fizemos mais de 3 mil desde o início da pandemia e notamos muitas dificuldades por falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados. Temos nos desdobrado para atender esses profissionais neste momento, brigando por diversas necessidades da categoria”, explicou a primeira-secretária do Coren-SP.

Eduarda aproveitou a ocasião para lembrar das antigas demandas da enfermagem, como piso salarial, redução da jornada e descanso digno

Eduarda lembrou que em 2020 são comemorados os 200 anos de nascimento de Florence Nightingale, precursora da enfermagem. “Recebemos muitas palmas, muitos elogios, mas precisamos que esse olhar do poder público continue sobre nós.”, cobrou.

A primeira-secretária do Coren-SP finalizou sua fala citando alguns dos atuais desafios enfrentados pelos enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxilares de enfermagem: “Fizemos uma sondagem com os profissionais de enfermagem de nosso estado e percebemos que um dos maiores medos deles é o de contaminarem suas famílias. Então podemos notar o seu altruísmo. Apesar disso, não temos um piso salarial, precisamos brigar muito ainda para ter salas de descanso dignas e temos jornadas de trabalho exaustivas”.

A deputada não escondeu a emoção após a fala de Eduarda, ao se lembrar dos profissionais de enfermagem que a atenderam quando esteve internada por conta da Covid-19

Emocionada com a colocação da representante do Coren-SP, a deputada Janaína Paschoal lembrou que ela mesma foi paciente de Covid-19. “Durante minha internação, que teve momentos bem difíceis, foi um profissional de enfermagem que me salvou, com uma manobra, de ter uma parada cardíaca. É importante cuidar desses profissionais que estão mais na ponta, os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Fica aqui o meu amor e o meu carinho a eles”, afirmou Janaína.

O representante do Ministério da Saúde, José Carlos Paludeto, também congratulou os profissionais de saúde em sua fala: “Para nós é uma grande honra participar desta homenagem. Todos os profissionais de saúde são essenciais no enfrentamento desta pandemia. A gente vê que se trata de um exército que dedica sua vida inteira aos cuidados de saúde da população. O Ministério da Saúde reconhece a importância desses profissionais não só neste momento da pandemia mas também no trabalho cotidiano”, parabenizou.