Coren-SP reforça importância da aprovação do piso salarial após falas de diretor hospitalar da Unimed Araraquara

O Coren-SP tomou ciência de vídeo realizado pelo Dr. Antonio Carlos Durante, diretor hospitalar da Unimed Araraquara, em que critica o encaminhamento da PEC 11 (que já foi promulgada pelo Congresso Nacional na forma da Emenda Constitucional 124) e a efetivação do piso salarial da enfermagem.

A despeito dos equívocos sobre a tramitação da pauta que constam no vídeo, o Coren-SP vem a público ressaltar a importância da mobilização da sociedade para a sanção presidencial do PL 2.564/2020.

Em sua fala, o representante afirma, por exemplo, que “é praticamente inviável se nós não tomarmos alguma atitude juntos” e que se trata da “PEC da saúde que aumenta todos os funcionários, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliar de enfermagem e parteiro”.

As afirmações não consideram a justa valorização caracterizada pela aprovação do piso salarial da enfermagem após longa luta no Congresso Nacional e a histórica tramitação da pauta ocorrida nos últimos dias. Culpar o aumento de custos do plano de saúde em virtude da promulgação do piso salarial é desconsiderar também o relatório de análise financeira aprovado por unanimidade em fevereiro deste ano em grupo de trabalho da Câmara dos Deputados.

Aprovar o piso salarial da enfermagem é favorecer a qualidade de vida dos mais de 2 milhões de profissionais de enfermagem do país, sendo um quarto deles só no estado de São Paulo. É com essa devida valorização, que vai além de homenagens, que a categoria será devidamente reconhecida pelo seu trabalho, a exemplo do que acontece com diversas outras profissões da saúde.