COREN-SP recebe representantes de cursos técnicos de Enfermagem

A diretoria do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo recebeu no início de março uma comissão de representantes de escolas de educação profissional de nível médio e técnico em Enfermagem da capital e da região do ABCDMR. No encontro foram discutidas propostas dos profissionais das instituições de ensino para a execução de estágio supervisionado, atividade em que têm encontrado dificuldade por conta da redução do campo de estágio em decorrência da legislação vigente.

Participaram da reunião o presidente do COREN-SP, Prof. Mauro Antônio Pires Dias da Silva, a vice-presidente do Conselho, Fabíola de Campos Braga Mattozinho, e representantes das seguintes instituições:

Alpha Escola Técnica (São Bernardo do Campo)

Centro Educacional ETIP (Santo André)

Colégio Tableau (São Paulo)

Colégio Técnico Standart (Mauá)

Escola de Enfermagem ABC Myrthes Silva (São Bernardo do Campo)

Instituto de Ensino Nível (Santo André)

Instituto Paulista de Enfermagem (São Bernardo do Campo)

Instituto Paulista de Enfermagem (São Caetano do Sul)

Instituto Polígono de Ensino (Santo André)

Instituto Polígono de Ensino (São Bernardo do Campo)

Grupo de trabalho já busca soluções sobre o estágio supervisionado

O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo tem buscado, em conjunto com a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-SP), resolver questões conflituosas que envolvem a fiscalização do exercício profissional e o cumprimento dos estágios supervisionados, etapa obrigatória na formação do enfermeiro.

A Resolução COFEN 371/2010, na sua atual configuração, promove conflitos entre a fiscalização do exercício profissional e as competências atribuídas ao ensino de Enfermagem.

No último trimestre de 2012, o COREN-SP e a ABEn-SP promoveram reuniões com representantes das faculdades de Enfermagem do Estado de São Paulo com o objetivo de encaminhar propostas que solucionassem as contradições geradas pela aplicação da Resolução COFEN 371/2010.

Como resultado deste trabalho, o COREN-SP encaminhou ao Conselho Federal de Enfermagem a sugestão de substituir com urgência a resolução, o que pode eliminar conflitos expressivos entre a fiscalização do COREN-SP e o ensino de Enfermagem.

No último mês de fevereiro O COFEN instituiu um Grupo de Trabalho para elaborar a minuta da Resolução COFEN 371/2010, constituído por profissionais de Enfermagem, sendo representantes do Conselho Federal: Dorisdaia Carvalho de Humerez, Maria Ribeiro Lacerda e Valéria Bertonha Machado; e da ABEn, Ivone Evangelista Cabral, Maria Madalena Januário Leite e Telma Ribeiro Garcia.

Como posso ajudar?